Google Chrome testa 'Guia de Privacidade' no Android

1 min de leitura
Imagem de: Google Chrome testa 'Guia de Privacidade' no Android
Imagem: Techdows/Reprodução
Avatar do autor

Em breve, a versão do Google Chrome para Android deverá oferecer ao usuário a possibilidade de conhecer melhor e revisar as configurações de segurança e privacidade do navegador, por meio de uma guia que concentrará todas as informações. A novidade, revelada nesta segunda-feira (8), foi descoberta pelo Techdows.

Passando por testes no momento, a nova “Guia de Privacidade” trará detalhes sobre os dados que são compartilhados com a gigante das buscas enquanto você utiliza o Chrome no celular, de acordo com a publicação. A ideia é facilitar o entendimento a respeito de como essa prática afeta a experiência de navegação.

As capturas de tela obtidas pelo site (veja abaixo) mostram apenas duas opções de configuração disponíveis por agora, indicando que o recurso está em desenvolvimento. Em uma delas, relacionada às sugestões de pesquisa, é possível obter indicações aprimoradas na barra de endereços, quando ativada, tornando a navegação mais rápida.

Em desenvolvimento pela Google, a novidade ainda apresenta poucas opções para configurar a segurança do browser.Em desenvolvimento pela Google, a novidade ainda apresenta poucas opções para configurar a segurança do browser.Fonte:  Techdows/Reprodução 

Referindo-se à sincronização do histórico de navegação, o outro botão encontrado oferece ao utilizador a chance de efetuar o processo em vários dispositivos conectados. A Google ainda descreve, na guia, quais tipos de dados serão coletados caso você opte por acionar esses recursos.

Testando a ferramenta

Usuários da versão Beta do Chrome para Android, interessados em conhecer a Guia de Privacidade em desenvolvimento pela gigante de Mountain View, podem testar a ferramenta por meio do Chrome Flags. Para tanto, é necessário digitar “chrome://flags/#privacy-review” na barra de endereço do navegador no smartphone.

Em seguida, marque a guia como “Ativada” e reinicie o app. Agora, abra a opção “Privacidade e segurança”, dentro do menu “Configurações”, e vá à alternativa “Análise de Privacidade” para conferir as novas ferramentas.

Lembramos que a guia ainda não está disponível para todos nem há previsão de quando (e se) ela será lançada na versão estável do Chrome para Android.