Google Passkey para Android e Chrome prevê um “mundo sem senhas”

1 min de leitura
Imagem de: Google Passkey para Android e Chrome prevê um “mundo sem senhas”
Imagem: Google/Divulgação

O Google anunciou os testes iniciais do Google Passkey em navegadores Android e Chrome. A novidade promete ser uma alternativa para as tradicionais senhas e proporcionar uma experiência mais segura e rápida de acesso a sites e aplicativos.

Segundo a empresa, a nova tecnologia é resistente a phishing e foi projetada para evitar compartilhamento de segredos. Então, os códigos não podem ser reutilizados ou vazados no caso de uma invasão de servidores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Google Passkey oferece um formato mais simples para login em dispositivos móveis.Google Passkey oferece um formato mais simples para login em dispositivos móveis.Fonte:  Google/Divulgação 

Como o Google Passkey funciona?

Conforme as informações, as senhas do Passkey são geradas conforme os padrões do setor e funcionam em diferentes sistemas operacionais, ecossistemas de navegadores, sites e aplicativos.

Nos celulares, a interface do recurso é semelhante ao formato de preenchimento automático da versão móvel do navegador Chrome. Aparentemente, a pessoa apenas escolhe a conta para o login e realiza a confirmação com a impressão digital, sensor facial ou desbloqueio de tela.

Outra opção é fazer o login em um computador próximo usando um dispositivo móvel. Dessa maneira, é possível acessar de um site em um navegador para PC usando um QR code fornecido pela página e escaneado pelo smartphone.

Nos computadores, os usuários poderão usar um dispositivo para ler o QR Code e realizar o login.Nos computadores, os usuários poderão usar um dispositivo para ler o QR Code e realizar o login.Fonte:  Google/Divulgação 

Início da fase de testes

Na primeira fase de testes do Passkey, os desenvolvedores terão acesso à tecnologia através do Google Play Services Beta e do Chrome Canary. Então, os profissionais poderão adicionar o suporte ao novo recurso a sites e aplicativos.

Segundo o Google, o próximo passo é fornecer o suporte à API para apps Android nativos. Então, a expectativa da empresa é lançar a ferramenta estável ainda este ano e permitir que mais desenvolvedores incorporem o recurso aos produtos.

Para a Gigante das Buscas, conforme o Passkey se torne mais popular, a criação de senhas será cada vez menos necessária. Ao mesmo tempo, a tecnologia deve reduzir o número de invasão de contas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.