Google avisará quando seus dados forem vazados

1 min de leitura
Imagem de: Google avisará quando seus dados forem vazados
Imagem: Search On 2022

O Google anunciou no seu evento anual Search On 22, realizado na quarta-feira (28), um importante upgrade para a sua ferramenta “Resultados Sobre Você” lançada em maio passado. Além de apontar se existe na internet alguma divulgação de seu endereço, número de celular, e-mail, documentos e outros dados, será possível configurar alertas sobre informações pessoais que aparecerem em resultados de busca.

A função "Resultados Sobre Você" foi criada após muitas denúncias de divulgação de informações falsas e invasões de privacidade. Pressionado por milhões de usuários que desejam remover seus dados pessoais da internet, o Google deixou essa opção – que começará a ser lançada nos EUA – no seu perfil, ao lado da sua foto no canto superior direito.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Agora, de acordo com o anúncio feito no Search On 22, essa proteção das informações de identificação pessoal (PII) terá um recurso extra: poder configurar se e quando essas informações aparecerão na web.

Como irá funcionar a ferramenta Resultados Sobre Você?

Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte:  Shutterstock 

Geralmente, procuramos nosso nome no Google de vez em quando para saber se algum dado pessoal nosso vazou na rede. Quando isso resultava em algum tipo de PII divulgadas indevidamente – como informações bancárias ou números do cartão de crédito –, pedíamos ao Google para removê-las.

Mas, com a introdução do “Resultados Sobre Você”, basta clicar nos três pontinhos ao lado do resultado da pesquisa, solicitar a remoção e monitorar o status da solicitação, que aparecerá como “Em Andamento” ou “Aprovada”.

Mas a grande novidade ocorrerá, conforme anunciado no evento Search On 22, a partir do início de 2023, assim que a ferramenta tiver sido lançada globalmente. Se alguma entrada nova contendo qualquer uma de suas PII aparecer na rede, o Google irá emitir um alerta para que você peça a remoção o mais rápido possível. Ou seja, a informação não será apagada no site real, mas será bem mais difícil encontrá-la.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.