Bandai Namco confirma ataque de ransomware a seus servidores

1 min de leitura
Imagem de: Bandai Namco confirma ataque de ransomware a seus servidores
Imagem: Unsplash

A Bandai Namco confirmou nessa quarta-feira (13) que os seus servidores foram alvo de ataque cibernético ocorrido no último dia 3 de julho. Rumores sobre a invasão começaram a circular na segunda-feira (11), após o perfil do Twitter @vx-underground divulgar a informação.

Os criminosos virtuais invadiram os sistemas internos de várias empresas do conglomerado no continente asiático, exceto no Japão, onde fica a sede do grupo. De acordo com o comunicado, o acesso aos servidores foi bloqueado assim que houve a detecção das atividades suspeitas.

Embora o bloqueio tenha ocorrido de imediato, a companhia afirma ser possível que dados de clientes de algumas divisões da marca foram acessados. Investigações estão sendo conduzidas para averiguar a extensão dos danos e a possibilidade de vazamento das informações.

O site da Bandai Namco é listado na página de vazamentos do grupo AlphV.O site da Bandai Namco é listado na página de vazamentos do grupo AlphV.Fonte:  BleepingComputer/Reprodução 

A Bandai Namco também informou que está trabalhando para melhorar a segurança dos servidores, em todas as suas divisões, para evitar novos ciberataques. Além dos brinquedos, a organização atua nos segmentos de animes, parques de diversões, arcades e videogames, sendo responsável por jogos como Elden Ring, Dark Souls e Dragon Ball.

Quem atacou a Bandai Namco?

Apesar de a gigante japonesa não ter divulgado detalhes sobre os responsáveis pelo ataque cibernético, há indícios de que a campanha maliciosa tenha sido liderada por integrantes do grupo AlphV, também conhecido como BlackCat. Eles teriam usado ransomware na ação, mas por enquanto não há pedido de resgate para os dados roubados nem ameaça de vazamento por falta de pagamento.

O grupo que pode ter roubado dados da Bandai Namco está entre as maiores ameaças de ransomware para grandes empresas, atualmente. Um relatório do FBI publicado em abril aponta que pelo menos 60 corporações foram atacadas pelo BlackCat, cujas operações tiveram início no final de 2021.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.