Ransomware: apenas 8 grupos atacaram mais de 500 empresas

1 min de leitura
Imagem de: Ransomware: apenas 8 grupos atacaram mais de 500 empresas
Imagem: Kaspersky

Uma pesquisa recente da Kaspersky afirma que apenas oito grupos de ransomware podem ser responsabilizados pelos ataques a mais de 500 empresas ao redor do mundo. Não só isso, mas os ataques seguiram um método idêntico, mostrando uma "padronização" do ransomware como serviço.

Os grupos investigados foram o Confi/Ryuk, Pysa, Clop (TA505), Hive, Lockbit2.0, RagnarLocker, BlackByte e BlackCat. Eles atuam principalmente nos EUA, Reino Unido e Alemanha, e conseguiram alcançar a marca de mais de 500 empresas atacadas entre março de 2021 e março de 2022.

Segundo a Kaspersky, os ataques entre grupos diferentes estão ficando semelhantes devido à ascensão do conceito de ransomware como serviço (RaaS), em que esses grupos não realizam seus ataques diretamente, mas sim oferecem os softwares maliciosos para um terceiro, contratando seus serviços.

Como a pessoa contratando muitas vezes tem um conhecimento técnico menor, os métodos de ataque são simplificados e padronizados, tornando todos muito parecidos. Além disso, são usadas ferramentas antigas para facilitar a vida de quem está pagando pelo ataque.

A padronização dos ataques e o uso de ferramentas antigas deveria ajudar as empresas a se prevenirem contra ransomware, mas o típico problema de negligência na instalação de updates e patches de software continua deixando esses computadores vulneráveis a ataques já conhecidos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.