Quais as vantagens de usar um gerenciador de senhas?

2 min de leitura
Imagem de: Quais as vantagens de usar um gerenciador de senhas?
Imagem: Shutterstock

Hoje em dia, não podemos negar que um gerenciador de senhas nos ajudaria muito no uso quase que inesgotável de logins nos nossos dispositivos preferidos. Afinal, vários sites, lojas online, redes sociais e outros serviços exigem a criação de credenciais para serem acessados, mantendo a segurança e personalizando a experiência.

Nesse cenário, sempre vemos um detalhe muito comum: salvar as senhas para acessar com mais praticidade. Porém, é aqui que surgem pessoas mal intencionadas para roubar informações, dinheiro e prejudicar usuários no mundo todo. A solução passa pela criação de senhas fortes, verificações extras e por um programa para senhas. Pensando em quem tem dúvidas sobre os gerenciadores de senhas, o TecMundo criou um guia apresentando quais as vantagens de se usar um gerenciador de senhas.

Quais as vantagens de se usar um gerenciador de senhas

Senhas podem ser um belo incômodo às vezes. Palavras-passe longas, complexas, com números, símbolos e letras maiúsculas são certamente mais seguras, mas difíceis de lembrar. Afinal, quem nunca precisou usar o “esqueci minha senha” para criar um password do zero depois de ter perdido o anterior?

Para fugir da data de nascimento, números sequenciais e o nome do animal de estimação, tem que ser um pouco criativo. E, se a quantidade de senhas aumentar, muita gente repete a mesma senha para tudo. O que pode ser uma má ideia.

Shutterstock

O gerenciador de senhas surge para ajudar, mesmo que você crie 1000 senhas diferentes. Seu objetivo é armazenar, gerenciar, salvar e relembrar senhas para inúmeras redes, sites e aplicativos.

Ou seja, a primeira e mais importante vantagem é, sem dúvidas, a segurança. Muitos programas como esse possuem criptografia e podem criar e armazenar senhas únicas, sem que você precise gravar nada na sua cabeça. Na maioria das vezes, você tem acesso a tudo somente com a senha mestra e uma verificação de duas etapas.

Outra vantagem é a organização e praticidade. Os gerenciadores de senhas tem algumas integrações com as principais redes e facilita o acesso da mesma forma que você salva seus logins, só que com uma criptografia maior que o convencional.

Ferramentas e funcionalidades extras também entram na lista de vantagens. Alguns programas de senhas possuem verificadores, que analisam possíveis pontos negativos e fragilidades nas suas credenciais de texto. Outros, preenchem suas informações como nome, endereço e número do cartão de crédito a partir do seu cofre.

A última vantagem é o acesso a esses programas. Enquanto já existem algumas opções gratuitas robustas até certo ponto, muitas não têm assinaturas caras ou pagas em dólar. Da mesma forma que um streaming, a segurança pode entrar, quem sabe, no seu orçamento mensal.

Melhores gerenciadores de senhas

.  LastPass | Divulgação 

Listamos as principais vantagens de se utilizar um gerenciador de senhas, mas as mais detalhadas dependem — e muito — do programa que você utiliza e do seu plano. Entre as opções de maior sucesso entre os usuários, podemos citar o 1Password, o LastPass e o KeePass (gratuito e de código aberto), por exemplo.

Entre os gerenciadores de senha grátis, o LastPass pode ser considerado um dos melhores — o software também possui uma versão paga. A plataforma conta com uma boa criptografia e opções de verificação de senha, armazenando-as em seu cofre.

Já se você puder pagar, o 1PassWord pode ser uma alternativa mais agradável. Possui programa para PC, Mac e dispositivos móveis, e verificação mais completa de senhas do que seu concorrente. Outras vantagens incluem: opção de usar autenticação de dois fatores e guardar os códigos utilizados no cofre do app; plano familiar para compartilhamento de senhas; e interface prática e intuitiva.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.