Esqueceu a senha? Veja como recuperar a conta do Google

3 min de leitura
Imagem de: Esqueceu a senha? Veja como recuperar a conta do Google
Imagem: Unsplash

Esquecer a senha do Google pode parecer um grande problema, uma vez que a conta da plataforma é utilizada para acessar serviços como Gmail, YouTube e até mesmo para o funcionamento de celulares Android. No entanto, recuperar o acesso é um processo muito mais simples do que parece ser.

Para ajudar aqueles que estão passando por essa situação, trouxemos um tutorial completo sobre o procedimento de recuperação. Confira abaixo!

1. Clique em "Esqueceu a senha?"

(TecMundo/Reprodução)(TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

Assim como em outras plataformas, o primeiro passo para conseguir recuperar sua conta é clicando em "Esqueceu a senha?" na tela de login. Caso prefira, para facilitar o processo, você também pode clicar aqui para ser redirecionado para a tela de recuperação.

2. Escolha um modo de recuperação de conta

(TecMundo/Reprodução)(TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

Quando você sinalizar ao Google que esqueceu a senha da sua conta, ele irá apresentar algumas alternativas para a recuperação, como enviar um código de verificação para um e-mail alternativo ou uma notificação para um aparelho celular no qual a conta esteja logada.

Caso você não tenha inserido um e-mail alternativo durante o cadastro e escolha a segunda opção, é preciso saber que o processo poderá ser um pouco mais demorado. Isso porque após você clicar em "Sim" na notificação enviada ao aparelho, o Google fará uma análise que pode demorar de horas até dias para confirmar que não se trata de um golpe.

Após a análise, que avalia uma série de critérios, você receberá um link no e-mail para cadastrar uma nova senha. Vale a pena ressaltar que essa alternativa só é válida se você já estiver logado com a conta no smartphone, tentando recuperar a senha para conseguir logar em outros dispositivos.

3. Recuperando a conta por um e-mail alternativo

(TecMundo/Reprodução)(TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

Caso tenha cadastrado um e-mail alternativo à sua conta Google, você pode escolher recuperar sua senha através dele. Para isso, além de escolher essa opção durante o processo, é preciso acessar a caixa de entrada para verificar o código que foi enviado pela empresa.

4. Informe o código enviado

(TecMundo/Reprodução)(TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

Ao informar o código enviado pelo Google, duas situações podem acontecer: ou você será direcionado para a tela de alteração de senha, ou a plataforma irá solicitar uma verificação pelo número do celular vinculado à conta.

Caso você seja "premiado" com a segunda alternativa, é preciso apenas informar na tela seguinte o código enviado para seu celular. Se você não possuir mais acesso ao número, será preciso escolher receber uma notificação na tela do smartphone.

Conhecida como "Verificação em duas etapas", essa é uma forma da Google diminuir as chances de sua conta ser acessada por outra pessoa. Além disso, nesse caso em específico, se o usuário não tiver acesso nem ao número de celular e nem a um aparelho logado com a conta, será preciso clicar em "Tentar de outro jeito" e responder uma pesquisa de segurança.

4. Altere sua senha

(TecMundo/Reprodução)(TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

Inserido o código recebido no e-mail, ou mesmo após a verificação da segunda etapa, você será direcionado para a tela de alteração de senha. É importante criar uma senha forte para manter a segurança da sua conta.

Por isso, além de não usar palavras e números muito óbvios, como o nome pessoal e a data de nascimento, é interessante que a senha tenha letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

Assim que decidir qual será o novo código de acesso, confirme ele no campo seguinte e depois clique em "Salvar senha". Quando isso estiver sido feito, você já poderá voltar a acessar normalmente os serviços do Google.

Como deixar a conta do Google mais segura?

(Shutterstock/Reprodução)(Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

Como forma de aumentar ainda mais a segurança da sua conta Google, é possível realizar algumas configurações importantes. A primeira delas é referente ao processo de recuperação de senha, como mostrado no tutorial acima.

Se você ainda não possui um e-mail alternativo ou número de celular vinculado ao cadastro, é válido fazer a inclusão para facilitar o processo e ser notificado pela empresa através desses meios, caso você realmente esqueça a senha ou mesmo se alguém tentar invadir a sua conta.

Outro aspecto recomendado pela empresa é o uso da conta para fazer login em aplicativos externos. Apesar de ser uma prática muito comum, é preciso ficar atento à plataforma que está sendo utilizada para garantir que os seus dados não serão roubados pelo app em questão.

Além disso, seja para recuperar a conta ou em outras situações, o usuário também deve ter ciência que a empresa nunca irá solicitar a senha ou informações pessoais por e-mail, ligação, SMS ou qualquer outro meio eletrônico. Em caso de suspeita de acesso de terceiros à sua conta, o Google recomenda a troca da senha de forma imediata.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.