Como criar uma senha forte usando o gerador do Google Chrome

3 min de leitura
Imagem de: Como criar uma senha forte usando o gerador do Google Chrome
Imagem: Unsplash

De acordo com especialistas da área de segurança online, criar uma senha forte para sites e redes sociais pode deixar as contas muito mais seguras frente a tentativas de invasões de hackers e golpistas. Apesar de algumas páginas já exigirem uma senha variada, com letras, números e caracteres especiais, muitas pessoas ainda possuem dificuldade na hora de escolher e memorizar uma senha forte.

No entanto, uma alternativa para resolver o problema, é utilizar o gerador de senha do Google Chrome, que cria uma senha forte para o usuário de forma automática.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que é o gerador de senhas do Google Chrome?

(Unsplash/Reprodução)(Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

O gerador de senhas do Google Chrome é uma ferramenta do navegador que auxilia o usuário na criação de senhas fortes para suas contas. De maneira simples e fácil, ele sugere uma combinação de letras e números durante o momento do cadastro, ficando a cargo do usuário aceitar ou não a senha.

Uma das grandes vantagens em seu uso, é que o navegador também irá salvar as informações de login em seu gerenciador de senhas, facilitando o acesso a conta do site sempre que for preciso.

Como usar o gerador de senhas do Google Chrome?

(TecMundo/Reprodução)(TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

O primeiro passo para utilizar a ferramenta é verificar se o oferecimento de senhas está ativado no seu navegador. Para isso, clique na sua foto de perfil, localizada no canto direito da tela, e depois selecione o ícone de chave logo abaixo do seu nome.

Ao realizar esse procedimento, uma nova página será aberta. Verifique se a opção "Oferecer para salvar senhas" se encontra ativado, em azul. Se sim, não é preciso realizar nenhuma alteração, bastando seguir para o próximo passo. Todavia, se a ferramenta não estiver ativada, clique no botão cinza do lado direito para liga-lá.

Uma vez que isso tenha sido feito, chegou a hora de testar se o gerador de senhas do Google já está em funcionamento. Para isso, abra qualquer site ou rede social e clique em "Criar uma conta" para começar o preenchimento das informações cadastrais.

(TecMundo/Reprodução)(TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

Quando chegar no campo “senha”, clique sobre ele e verifique se a opção "Sugerir senha forte" irá surgir. Se sim, selecione a funcionalidade e verifique se a senha gerada é uma boa opção para você.

Caso prefira uma senha diferente, é necessário clicar em qualquer lugar da tela e depois voltar a selecionar o campo "senha”, onde o gerador novamente irá sugerir a criação de um código de acesso.

Além disso, em alguns casos a sugestão de gerar senha pode não aparecer de forma automática. Nessa situação, o usuário deve clicar com o botão direito do mouse sobre o campo e depois selecionar "Sugerir senha".

Também vale lembrar que para que o gerador funcione, é preciso estar logado no navegador com a sua conta Google, visto que os dados de acesso ficarão salvos posteriormente no gerenciamento.

Como usar o gerador de senhas no smartphone?

(TecMundo/Reprodução)(TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

O funcionamento do gerador de senhas do Google Chrome no smartphone é muito similar ao do PC. Na primeira página, clique sobre a sua foto de perfil e depois selecione "Senhas".

Verifique se a funcionalidade "Oferecer para salvar senhas" está ativada, e caso não, faça a ativação. Logo depois, é preciso aguardar alguns minutos para que o aplicativo salve as preferências de uso e disponibilize a ferramenta.

Assim como no tutorial do PC, o usuário deve fazer o teste de criar um cadastro em algum site. Um aspecto diferente entre os dois dispositivos, é que no smartphone a ferramenta irá aparece ao lado do teclado, bastando clicar nela para que seja ativada.

É seguro utilizar o gerador de senhas do Google Chrome?

(Unsplash/Reprodução)(Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

Diante dos mecanismos de segurança desenvolvidos pela Google, é possível dizer que o gerador de senhas é uma funcionalidade segura. Isso porque a palavra-chave gerada é feita de forma totalmente automática, sendo disponibilizada apenas para o usuário do navegador.

No entanto, é interessante que o uso da ferramenta seja feito apenas no computador pessoal, visto que o gerador irá salvar a senha logo após cadastro. Dessa forma, caso você utilize-o em um computador público, poderá colocar em risco o acesso a suas contas e redes sociais.

Além disso, se você precisar  mudar de senha no futuro, é possível excluir os dados salvos através do gerenciador e depois utilizar a ferramenta novamente para gerar um novo código para a sua conta.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.