Golpe promete PIX por aniversário do Nubank no WhatsApp

1 min de leitura
Imagem de: Golpe promete PIX por aniversário do Nubank no WhatsApp
Imagem: Pixabay/mohamed_hassan/Reprodução

O Nubank vai presentear com um PIX de até R$ 75 para quem responder um questionário, afirma golpe que circula no WhatsApp e em outras redes sociais. Os criminosos usam uma suposta promoção de aniversário do banco digital para fazer com que as vítimas cliquem em um link para um site que simula os elementos visuais e até logo da startup.

Em nota, o Nubank, que comemora nove anos no próximo dia 6 de maio, afirma que "não está realizando a mencionada campanha de aniversário, que o site não é confiável e não foi criado pela empresa."

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As tentativas de golpes que utilizam sites falsos ou clonados de empresas conhecidas acontece com frequência. Os criminosos sempre prometem algo muito fácil para conseguir disseminar a mensagem com mais velocidade. Ao entrar no link, a vítima pode ter seu dispositivo infectado por vírus, malwares ou até por roubo de dados.

Essa não é a primeira que vez que o aniversário do Nubank é utilizado em mensagens falsas para tentar aplicar golpes. Em outra mensagem que circulou há três anos, a data comemorativa também era a isca, mas a promessa era de distribuição de convites para um novo cartão sem consulta ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Sites falsos

(Fonte: Pexels/Mikhail Nilov/Reprodução)(Fonte: Pexels/Mikhail Nilov/Reprodução)Fonte:  Pexels/Mikhail Nilov/Reprodução 

A plataforma Site Confiável identificou seis endereços com nomes diferentes que estão sendo utilizados para aplicar o mesmo golpe. Em geral, os sites usados pelos criminosos preferem domínios com extensões desconhecidas e mais baratas, como .ru, .online, .app, .digital, pois permitem anonimato no momento do registro.

Outra característica desses sites falsos é o registro realizado há poucos dias. Como os endereços costumam ser denunciados e os navegadores emitem alerta de riscos, os endereços não duram muito tempo e os criminosos mudam o endereço para continuar a prática.

Para evitar cair no golpe, os usuários devem ficar atentos às promessas muito chamativas e procurar informações nos canais oficiais das empresas nas redes sociais, aplicativos e sites. Na dúvida, ferramentas como Site Confiável verificam a confiabilidade do endereço, verificação seu tempo de existência, reputação e até se o site é clonado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.