Jogos para ganhar dinheiro realmente funcionam e são seguros?

5 min de leitura
Imagem de: Jogos para ganhar dinheiro realmente funcionam e são seguros?
Imagem: Shutterstock

Jogar para ganhar é o sonho de muita gente, e a prática vem se tornando recorrente cada vez mais, sendo estimulada tanto por empresas que pagam para que o jogador fique horas em seus games como pelos jogos online com itens NFTs e suas enormes transações financeiras.

Porém, infelizmente, nem tudo são flores. E, por mais que a iniciativa seja interessante, há muitos riscos por trás disso, desde a segurança de dados até a perda de muito dinheiro investido.

A iniciativa de pagar ao usuário para ele jogar um determinado game pode ter uma série de consequências desastrosasA iniciativa de pagar ao usuário para ele jogar um determinado game pode ter uma série de consequências desastrosas.Fonte:  Shutterstock 

Hoje, o TecMundo explica como esses sistemas funcionam e os riscos que você corre ao entrar neles. Confira.

Games que dão dinheiro exibindo anúncios

Não é difícil encontrar games e plataformas que oferecem dinheiro para que você jogue os seus títulos. Entretanto, por mais que a oferta seja um tanto vantajosa, é preciso analisar com calma os motivos por trás dessa iniciativa.

A primeira delas e mais comum é a de oferecer jogos repletos de anúncios. Para quem não sabe, diversas empresas ganham um determinado valor à medida que os anúncios são exibidos em seus aplicativos, de forma parecida com a que acontece em banners de sites e vídeos de propaganda que antecedem o conteúdo principal no YouTube.

Há uma série de games repletos de propagandas durante a jogatinaHá uma série de games repletos de propagandas durante a jogatinaFonte:  BBC 

Com isso, a fórmula mágica é: oferecer uma parcela pequena do dinheiro gerado por esses anúncios para que o jogador consuma o conteúdo dentro do game. Só que esse valor é sempre muito abaixo do esperado, fazendo que se gaste horas assistindo a anúncios durante os games e recebendo uma quantia muito inferior do que a adquirida pela empresa que oferece o serviço. Geralmente, os ganhos obtidos pelo usuário são de cerca de 1%, o que em grande parte não somam nem R$ 20 por mês.

Games que comercializam dados do usuário

Assim como muitos sites, também há games maliciosos que oferecem dinheiro, créditos de recarga ou outros benefícios para que sejam jogados gratuitamente. Entretanto, por trás dessa iniciativa, há a comercialização ilegal de dados de seus usuários para outros sites.

Como isso funciona? Ao instalar ou fazer um cadastro no game, o jogador terá que conceder uma série de permissões ao aplicativo, entre elas dados sobre o consumo de conteúdo, localização, entre outros. Com isso, o jogo armazena essas informações em um banco de dados e comercializa com outras empresas, repassando um valor pífio ao usuário que, na maioria das vezes, não faz ideia de que suas informações estão sendo vendidas.

Há jogos que comercializam informações de seus usuários sem que eles saibamHá jogos que comercializam informações de usuários sem que eles saibam disso.Fonte:  Shutterstock 

Por isso, preste muita atenção antes de conceder determinados acessos a esses jogos, como localização ou dados pessoais. Além disso, mantenha um bom antivírus atualizado em seu sistema para evitar a ação de games que têm códigos maliciosos.

Outra dica é sempre prestar atenção na avaliação de um jogo ou uma plataforma. No caso do Android, é possível ver a nota de outros usuários na página do app, dentro da Play Store. Já no PC e em outras plataformas, o jogador pode fazer uma consulta na internet em sites como Reclame Aqui ou em fóruns especializados.

Games que dão dinheiro para serem jogados

Outra iniciativa é a de oferecer uma quantia para que jogos sejam testados e avaliados. Antes, é preciso lembrar que grandes desenvolvedoras têm um setor, interno ou terceirizado, especializado em testar seus títulos antes de serem lançados. Esse setor é responsável por avaliar a qualidade do produto, encontrar eventuais problemas, entre outras funções.

Empresas menores muitas vezes não têm verba para montar um setor de testes para a avaliação de seus projetos. Com isso, uma das alternativas é pagar um valor para que pessoas de toda a parte do mundo testem seus títulos e façam uma avaliação do produto.

Também é possível fazer uma grana testando jogos que estão em desenvolvimentoTambém é possível fazer uma grana testando jogos que estão em desenvolvimento.Fonte:  Shutterstock 

O grande problema dessa iniciativa é uma "falsa" avaliação por parte de alguns jogadores. Por exemplo, ele pode não realizar todos os testes necessários e fazer uma avaliação diferente da sua experiência, ou seja, apenas para "agradar" a empresa que está oferecendo a quantia.

Por conta desse problema, muitas desenvolvedoras lançam versões de graça de seus jogos. Esses títulos ficam disponibilizados em um “período de testes” em que qualquer pessoa pode jogar e fazer uma avaliação sobre eles. Como forma de recompensa, em vez de dinheiro, as empresas oferecem itens exclusivos que, quando o game for lançado, já estarão na conta do jogador, como skins, armas, personagens, entre outros itens do jogo.

A chegada dos NFTs

O non-fungible token (NFT), em português "token não fungível”, na prática é como se fosse uma obra de arte virtual, na qual aquele que a adquire possui o direito de utilização única. Você pode entender melhor sobre NFTs neste texto.

Não demorou muito para que eles chegassem ao mundo dos games. Com isso, em diversos títulos, jogadores podem ter um item único de valor altíssimo para a comercialização ou podem gastar uma boa grana para comprar um personagem, um veículo, uma criatura ou um elemento parecido, assim obtendo uma boa vantagem dentro do jogo.

Os NFTs já chegaram ao mundo dos gamesOs NFTs já chegaram ao mundo dos gamesFonte:  Shutterstock 

O problema é que 90% dos games que utilizam o sistema ainda não foram lançados oficialmente, ou seja, há o risco de se investir uma grana em um item ou elementos em um jogo que sequer chegará ao mercado.

Outro ponto é que assim como o Bitcoin, há o risco da desvalorização dos itens no jogo. Por exemplo, um game que esteja hoje no auge da popularidade tem itens que custam em torno de 100 dólares, mas caso ele perca jogadores e comece a ser "menos jogado", a tendência é que seus itens percam o valor, e o que antes valia 100 dólares passa a valer metade ou menos do que isso.

Dragonary é um dos jogos mais populares a utilizar o sistema de NFTsDragonary é um dos jogos mais populares a utilizar o sistema de NFTsFonte:  Divulgação 

A conclusão é que por mais tentadora que a oferta seja, muitas das vezes não vale correr o risco de ter seus dados expostos ou até mesmo o sistema comprometido por um vírus ou malware por um app que oferece uma série de vantagens duvidosas.

Porém, se o seu sonho é se profissionalizar nessa área, há uma série de profissões que envolvem "ganhar dinheiro" jogando, como atleta profissional de e-sport, analista de testes, produtor de conteúdo para web, entre outros.

Você ainda está com alguma dúvida? Conte para a gente aqui nos comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.