Ministério da Saúde é 'invadido' e 50 TB são supostamente roubados

1 min de leitura
Imagem de: Ministério da Saúde é 'invadido' e 50 TB são supostamente roubados
Avatar do autor

O Ministério da Saúde sofreu um suposto ataque cibernético na madrugada de sexta-feira (10). Usuários de internet que tentam acessar o site oficial do Ministério acabam encontrando uma página com o recado: “Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB de dados está (sic) em nossas mãos”.

O redirecionamento de tráfego não tem nenhuma relação com a obtenção de dados dos sistemas, seriam problemas distintos.

Até o momento, não há informações sobre como o ataque foi realizado e a página com o recado continua online. Como é possível observar, o problema se trata de um DNS Hijacking: um atacante ganha a capacidade de redirecionar o tráfego para uma página não autorizada.

O TecMundo entrou em contato com o Lapsus Group para apurar o suposto recolhimento de 50 TB de dados do Ministério da Saúde. Quando tivermos mais evidências, poderemos confirmar a informação.

O acesso do grupo Lapsus, formado por colombianos e um espanhol, permite o controle do DNS (sistema de nomes de domínio). Durante a madrugada de hoje (10), profissionais de TI conseguiram descobrir que o registro MX foi modificado — isso significa que qualquer e-mail enviado para um endereço saude.gov acabaria nas mãos dos atacantes.

saúdeSite do Ministério da Saúde.

  • Para mais informações, é possível acompanhar a thread abaixo: