DJ Alok: perfis no Twitter e YouTube são hackeados

1 min de leitura
Imagem de: DJ Alok: perfis no Twitter e YouTube são hackeados
Imagem: A.PAES/Shutterstock

Os perfis do DJ brasileiro Alok no Twitter e YouTube foram hackeados nesta sexta-feira (27). Os indícios mais claros disso começaram a após a conta oficial no Twitter começar uma publicar uma mensagem padronizada sobre um evento de criptomoedas supostamente realizado pelo bilionário Elon Musk.

“O evento mais lendário de Elon Musk começou. Eu me preparei por muito tempo :) Venha (link de uma postagem no site de blogs Medium). Dia maravilhoso”, diz o tweet que foi mandado como resposta para várias pessoas, incluindo Brian Armstromg (cofundador da corretora Coinbase) e Jack Dorsey (CEO do Twitter).

Já no YouTube, o canal do músico chegou a aparecer com o nome de “Cardano”, que é uma plataforma de computação que executa o blockchain para a criptomoeda ADA. Todos os conteúdos foram retirados do ar e os assinantes foram notificados com uma live voltada para moedas digitais.

Alok

Além da alteração do nome, usuários do Twitter flagraram que vídeos sobre a criptomoeda ADA chegaram a ser publicados.

Alok

Ao que parece, o músico já conseguiu acesso às redes novamente. O canal do YouTube voltou a se chamar "Alok" e várias das mensagens no Twitter foram excluídas.

Golpes parecidos

A possibilidade de um ataque hacker ao perfil do DJ é muito grande, já que há um histórico deste tipo de ataque. Em julho de 2020, cibercriminosos conseguiram tomar a conta do Twitter de diversos famosos para pedir criptomoedas.

À época, a conta das celebridades (como Kanye West, Bill Gates, Jeff Bezos e Joe Biden) começaram a pedir bitcoins, dizendo que devolveriam o valor em dobro para quem fizesse a transferência.

As investigações concluíram que um grupo de jovens conseguiu acessar canais internos do Slack de funcionários da rede social. Os canais tinham credenciais para tornar possível acesso ao painel de moderação do Twitter, o que permitiu o controle de mais de 130 contas de famosos.

Twitter

Outro caso notável foi o do youtuber Zangado, que perdeu seu canal do YouTube de forma similar no fim de 2020.

Explicação

O TecMundo entrou em contato com a assessoria do Alok para questionar sobre as postagens nos perfis do DJ e atualizará o texto se o assunto for respondido.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.