Bill Gates e Elon Musk são hackeados no Twitter para golpe de bitcoin

1 min de leitura
Imagem de: Bill Gates e Elon Musk são hackeados no Twitter para golpe de bitcoin
Avatar do autor

Os perfis de Elon Musk e Bill Gates no Twitter parecem ter sido hackeadas para aplicar um golpe envolvendo bitcoins. Outras contas grandes atacadas incluem nomes como Uber, Apple, Kanye West, Jeff Bezos, Barack Obama, além das maiores exchanges de criptomoedas do mundo.

Segundo Larry Cermak, diretor de pesquisa do The Block, algumas contas invadidas relataram possuir segundo fator de autenticação. "Agora existem apenas duas opções: alguém invadiu o Twitter (improvável) ou invadiu um serviço de agendamento de Tweet (mais provável). De qualquer maneira, este é um ataque bem coordenado". O Twitter ainda não se manifestou oficialmente sobre o ataque.

O golpe envolvendo a criptomoeda traz um mesmo endereço de carteira digital, mas os tweets foram rapidamente apagados da plataforma. A mensagem, publicada no final da tarde desta quarta-feira (15), dizia que os executivos dobrariam o valor dos pagamentos enviados para a carteira durante os próximos 30 minutos.

Bill Gates hackeado

Apesar de ter ficado pouco tempo no ar, o golpe fez com que algumas pessoas enviassem dinheiro para as carteiras citadas. É possível verificar esta movimentação, pois os registros das transações são públicos devido à natureza da criptomoeda baseada em blockchain. Os indicadores mostram que o golpista já arrecadou mais de US$ 55 mil.

Até o momento, de acordo com informações encontradas no Twitter, o acesso indevido aos perfis foi possível por meio de credential stuffing. Um funcionário do Twitter, supostamente, teve seu painel de acesso invadido - o que permitiu o acesso de terceiros em diversas contas.

[Em desenvolvimento...]

Bill Gates e Elon Musk são hackeados no Twitter para golpe de bitcoin