menu
Logo TecMundo
Segurança

Venezuelanos baixam apps de VPN, Proxy e Wallets após ataque dos EUA

O movimento acontece após a invasão dos Estados Unidos ao território venezuelano para prender o presidente Nicolás Maduro e sua esposa Cilia Flores.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Payão

schedule03/01/2026, às 16:18

updateAtualizado em 04/01/2026, às 20:31

O número de downloads de aplicativos para VPN, Proxy e Wallet aumentaram consideravelmente na Venezuela durante a tarde deste sábado (03). O movimento acontece após a invasão dos Estados Unidos ao território venezuelano para prender o presidente Nicolás Maduro e sua esposa Cilia Flores.

Dados da SimilarWeb e da Appfigures mostram que os aplicativos mais baixados para Android na Venezuela são: LatLon VPN, ThetaProxy, Kontigo App, Alpha Protect VPN e Squeak Proxy.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Já usuários iOS não baixaram só VPNs, mas também redes sociais: X, Threads, VPN - Super Unlimited Proxy, Proton VPN entre outros.

topgames.jpg
Apps mais baixados (Fonte: TecMundo/Appfigures)

Os bloqueios aos aplicativos que fornecem uma navegação e comunicação mais segura e criptografada acontecem na Venezuela há anos. No começo de 2025, por exemplo,  cerca de 40 serviços de DNS públicos, entre eles, o “8.8.8.8” (Google) e o “1.1.1.1” (Cloudflare) foram bloqueados. Além dos serviços, também foram bloqueadas redes privadas virtuais (VPN) e o aplicativo TikTok, segundo a organização VEsinFiltro.

Explosões, incêndios, blecautes com corte de energia e internet e sobrevoos de helicópteros militares. Foi assim que a madrugada de sábado (03) se desenrolou para moradores de Caracas, na Venezuela, durante uma invasão realizada pela Delta Force, uma tropa de elite do exército dos Estados Unidos, para capturar o presidente venezuelano Nicolás Maduro.