O que é PIN? Entenda sobre esse número de segurança do celular

3 min de leitura
Imagem de: O que é PIN? Entenda sobre esse número de segurança do celular
Imagem: Rawpixel

Ao comprar um cartão com chip para habilitar um número de celular, você já deve ter notado a presença de dois códigos. Trata-se do PIN e do PUK, que podem ser de grande utilidade para manter seguros os dados armazenados no SIM card.

A maioria das pessoas não liga para essas chaves, até precisar delas. Sem saber que servem para impedir o uso do chip por terceiros, alguns acabam jogando o cartão fora antes de anotar as informações e armazená-las em um local seguro.

O que são esses códigos, para que eles servem e como recuperá-los? Descubra a seguir.

Afinal, o que é PIN?

O Personal Identification Number (PIN) ou número de identificação pessoal é um código numérico ou alfanumérico composto por, no mínimo, quatro dígitos, e serve para acessar um determinado sistema de forma segura.

No caso do PIN do celular, temos um recurso para reforçar a segurança do telefone, evitando que desconhecidos tenham acesso às informações pessoais guardadas no chip em uso, algo muito útil em caso de perda, furto ou roubo do smartphone, por exemplo.

O PIN e o PUK são gravados na embalagem do chip.O PIN e o PUK são gravados na embalagem do chip.Fonte:  Gearbest Blog/Reprodução 

A proteção se dá mesmo que o aparelho seja reiniciado para tentar ludibriar o mecanismo de segurança, pois o sistema operacional exigirá a chave para habilitar o chip. Sem saber qual é a senha, será impossível fazer e receber chamadas, enviar mensagens e exibir notificações.

É válido lembrar que o PIN também pode ser necessário em diversas outras situações: para desbloquear telas no Android e no iPhone, validar operações bancárias (pagamentos, transferências, PIX etc.), confirmar login em diferentes plataformas, entre outras.

Ativando o PIN

Por padrão, o desbloqueio do chip pelo PIN vem desativado pelas operadoras, mas é fácil adicionar essa camada extra de proteção ao SIM card, caso você queira.

A ativação do PIN é feita assim:

  1. Abra o menu “Configurações” do celular e toque em “Segurança”.
  2. Pressione a opção “Bloqueio do cartão SIM” e modifique a posição da chave para ativá-la.
  3. Digite o código PIN padrão, disponível no cartão do chip.

Ativando o PIN no Android.Ativando o PIN no Android.Fonte:  André Dias - Tecmundo/Reprodução 

Esqueci o PIN. E agora?

A primeira coisa a fazer é procurar o cartão do chip e verificar o PIN diretamente nele. Mas se você perdeu o cartão, não precisa se desesperar, pois há outras formas de recuperar o código; a mais fácil delas é usando o PIN padrão da sua operadora.

Se você não tiver modificado o código original, pode tentar uma das opções abaixo, conforme a operadora utilizada:

Esqueceu ou perdeu o PIN? Há formas de recuperá-lo.Esqueceu ou perdeu o PIN? Há formas de recuperá-lo.Fonte:  Freepik 

Outra alternativa é desbloquear o celular usando a função Smart Lock do Android, se ela tiver sido habilitada anteriormente, ou tentar utilizar o gerenciador de dispositivos oferecido pela fabricante do aparelho. Proprietários de smartphones da Samsung, por exemplo, têm no site Samsung Find My Mobile uma boa alternativa, desde que o recurso já esteja em uso antes do bloqueio do telefone.

Há também a possibilidade de entrar em contato com a central de atendimento da sua operadora e solicitar o PIN diretamente a ela. Em último caso, se nenhuma das dicas anteriores funcionar, a solução mais drástica é resetar o celular para as configurações de fábrica (lembrando que todos os dados serão apagados).

Desativar o bloqueio pelo PIN

Se você já bloqueia o chip pelo PIN e não quer mais usar essa função, basta desligá-la. Vá à opção “Bloqueio do cartão SIM”, na seção “Segurança” do menu “Configurações”, e mude a chave para desativar o recurso.

O PIN protege os dados do chip.O PIN protege os dados do chip.Fonte:  Unsplash 

E o PUK, para que serve?

O Personal Unblocking Key (PUK) ou chave de desbloqueio pessoal é um código de oito dígitos que serve para desbloquear o PIN. O chip fica bloqueado quando o usuário digita o código errado três vezes seguidas e o acesso a ele só é liberado ao informar o PUK.

Ele também está disponível no cartão do SIM card, bastando recorrer à embalagem para encontrá-lo. Mas é preciso ter atenção, pois, caso digite essa chave erroneamente dez vezes, o chip será bloqueado definitivamente, sendo necessário comprar outro para ativar o número do seu telefone nele.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.