Cyberpunk 2077 foi usado mais de 3 mil vezes como isca de golpes

1 min de leitura
Imagem de: Cyberpunk 2077 foi usado mais de 3 mil vezes como isca de golpes
Imagem: CD Projekt Red

O RPG futurista Cyberpunk 2077 chega hoje (10) ao mercado e as expectativas em torno do lançamento transformaram o game em uma arma para cibercriminosos. A empresa de segurança Kaspersky encontrou mais de 3 mil golpes online envolvendo o nome do jogo durante 2020.

Segundo os dados da companhia, cerca de 3.300 tentativas de ataque online foram registradas entre janeiro e novembro contendo alguma referência ao game. A empresa de segurança explica que os cibercriminosos se aproveitaram das altas expectativas para o lançamento.

Cyberpunk 2077 foi lançado hoje (10)Cyberpunk 2077 foi lançado hoje (10)Fonte:  CD Projekt Red 

De acordo com a Kaspersky, os golpes envolvendo Cyberpunk 2077 normalmente contavam com um site simulando o portal oficial do game ou da desenvolvedora CD Projekt Red. Os cibercriminosos utilizavam a fachada para oferecer "acesso antecipado" ao produto para jogadores desavisados.

Na maioria dos casos, o usuário era convidado a preencher um formulário para receber acesso ao jogo, mas acabava entregando dados para os cibercriminosos. Os hackers também enviavam arquivos maliciosos para serem baixados pelo jogador, o que podia deixar todo o computador exposto.

"O criminoso sabe que há um desejo do jogador por um jogo e usa isso para criar um ataque para roubar informações valiosas das vítimas", explica Fabiano Tricarico, diretor de vendas de varejo da Kaspersky na América Latina. "Porém, ao cair no golpe, é a experiência do jogador que é impactada, e a desenvolvedora do jogo acaba tendo que lidar com algo que não tem controle."

Como evitar golpes

Agora que Cyberpunk 2077 está disponível, a dica da Kaspersky é prestar atenção na hora de comprar o game e desconfiar de descontos generosos vindos de fontes que não são confiáveis. Antes de adquirir o jogo por e-commerces de terceiros, a companhia recomenda procurar por informações a respeito da reputação da loja.

Cyberpunk 2077 está disponível digitalmente no PC por meio das plataformas Steam, GOG e Epic Games Store. O game também pode ser adquirido no PS4Xbox One por meio das lojas oficiais dos consoles ou em cópia física por meio de varejistas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.