Campeonato ao vivo vai premiar hackers por invasão de sistemas

1 min de leitura
Imagem de: Campeonato ao vivo vai premiar hackers por invasão de sistemas
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Neste domingo (28) acontece "UHC", ou Ultimate Hacker Championship, vai reunir hackers com o objetivo de invadir computadores ao vivo, durante a transmissão no Twitch, e demonstrar suas habilidades técnicas com o objetivo de ganhar um prêmio de R$ 1.000,00  em dinheiro.

Os computadores a serem invadidos durante a disputa são máquinas em ambientes virtuais controlados e construídos especificamente para este tipo de atividade. O campeonato é um evento regrado e monitorado por profissionais da área de Segurança da Informação.  Com isso, os desafiantes tem completa liberdade para testar suas habilidades e se divertir de forma segura.

Este tipo de campeonato hacker usando um ambiente seguro já é famoso na área de tecnologia, chamado de CTF (Capture The Flag). Neste formato, os participantes trabalham em desafios específicos, simulando ataques e ameaças do mundo real propostos pelos organizadores. Uma vez que o competidor acerta a técnica necessária ou encontra as palavras certas que estão dentro da máquina invadida, a pontuação é garantida.

Ao vivo

Durante a transmissão ao vivo, dois hackers já experientes neste tipo de jogo CTF farão a narração do evento, explicanco para os espectadores tudo o que os competidores estão fazendo em tempo real.

A primeira etapa da competição conta com o prêmio no valor de R$1.000,00, oferecido pela empresa Bughunt, especializada em premiar hackers éticos por encontrar falhas em sistemas. Já a Crowsec, que realiza treinamentos para hackers conscientes, disponibilizará as máquinas e ambientes para serem invadidos durante a disputa.

O campeonato UHC acontecerá em vários fins de semana com transmissão ao vivo no Twitch.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.