Netflix em baixa resolução?: Novo golpe rouba dados de usuários

1 min de leitura
Imagem de: Netflix em baixa resolução?: Novo golpe rouba dados de usuários
Imagem: Freepik/Divulgação

A Netflix divulgou um alerta global de segurança por meio do antivírus Bitdefender. A atitude da empresa foi por causa de um novo golpe na internet em que criminosos se passam por funcionários da plataforma para extrair dados dos usuários, como o número do cartão de crédito.

Os primeiros ataques notificados começaram após uma campanha da Netflix sobre a redução na qualidade de reprodução de suas séries e filmes. Essa medida foi tomada por conta do aumento de acessos, resultado do isolamento social causado pela pandemia da covid-19.

Em apenas 5 dias a Bitdefender identificou cerca de 180 mil mensagens falsas em nome da Netflix Brasil. Em um dos emails, os criminosos afirmam que a conta na plataforma foi suspensa e que os dados do usuário precisam ser reenviados. Outra mensagem usada diz que a conta está com algumas inconsistências e é necessário atualizar as informações do cartão de crédito.

Foram mais de 180 mil mensagens falsas com o nome da Netflix BrasilForam mais de 180 mil mensagens falsas com o nome da Netflix Brasil.Fonte:  Soumil Kumar/Pexels 

Como saber se a mensagem é verdadeira?

Para saber se o email que você está recebendo é verdadeiro, existem algumas dicas simples de identificação. A atenção tem que ser redobrada se a mensagem tiver links de recadastramento.

De acordo com o CEO da Securisoft e Country Manager da Bitdefender, Eduardo D’Antona, nenhum banco ou empresa de serviço coloca links de acesso no corpo do email. Ele indica que o ideal é o usuário entrar diretamente no site da empresa que "enviou" a mensagem e verificar se ali há alguma requisição de atualização no cadastro.

O usuário também deve prestar atenção no endereço do link. Nesse tipo de email, as URLs aparecem com nomes alterados para enganar quem está lendo a mensagem. Para verificar se é legítimo, passe o cursor do mouse sobre o hiperlink e veja qual é o domínio que aparece ali.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.