Internet

Netflix reduz qualidade do streaming no Brasil devido à Covid-19

Medidas de isolamento social podem causar sobrecarga nos sistemas da empresa, que já tomou essa decisão em outros países

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

24/03/2020, às 07:09

Netflix reduz qualidade do streaming no Brasil devido à Covid-19

Fonte:

Imagem de Netflix reduz qualidade do streaming no Brasil devido à Covid-19 no tecmundo

O Brasil vai passar por medidas de redução na qualidade de imagem na Netflix devido à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). A informação é do Estadão, confirmada pela própria empresa de streaming.

A medida começou a valer no país desde ontem (23) e, no máximo em dois dias, já passa a afetar todos os assinantes em território nacional. O objetivo é uma espécie de racionamento de banda: como há mais pessoas em casa por medidas de isolamento social contra a contaminação, as redes da plataforma corriam o risco de sobrecarga. A própria Netflix apresentou instabilidades nesta segunda-feira.

Tecnicamente, a medida será uma redução na taxa de bits utilizados durante a transmissão. Quem configura o streaming para 4K ou 1080p não deve sentir grandes restrições na resolução, mas "a entrega ainda será na resolução pela qual o usuário pagou", afirmou ao jornal o vice-presidente de entrega de conteúdo da Netflix, Ken Florance.

Até quando?

As medidas serão inicialmente válidas por 30 dias, mas podem ser ampliadas de acordo com o tempo de confinamento da população no Brasil. O objetivo com a economia é causar uma redução de até 25% no tráfego em território nacional. 

O YouTube e a Globoplay também já prepararam medidas similares de redução de tráfego por causa do aumento de acessos e consumo de banda. Além disso, a Netflix ainda criou um fundo para ajudar os funcionários financeiramente neste período de pandemia.



Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.