Mozilla testa extensão estilo VPN para Firefox

1 min de leitura
Imagem de: Mozilla testa extensão estilo VPN para Firefox

Mozilla testa extensão própria de segurança para Firefox, que funciona de modo semelhante ao VPN. A tecnologia nomeada como “Firefox Private Network” minimiza a possibilidade de rastreamento de informações sensíveis de usuários sobretudo durante acesso a redes WiFi públicas. Dessa forma, ela deve impedir que terceiros rastreiem informações provenientes do navegador, como: sites acessados, dados pessoais, localização e IP.

“Use o Firefox normalmente, e sua atividade online será criptografada e enviada por meio de um serviço de proxy fornecido pelo nosso parceiro Cloudflare,” completa a Mozilla em um post de divulgação do serviço. A extensão estilo VPN está disponível somente para desktop de usuários dos Estados Unidos e, ao que tudo indica, pode ser acessada de modo gratuito na versão beta, porém ainda não está evidente se passará a ser paga futuramente.

Extensão permite que o usuário ative e desative nível de segurança no Firefox. (Fonte: Mozilla/Divulgação)

Programa de testes

A iniciativa de oferecer a “Firefox Private Network” de maneira experimental faz parte do Test Pilot Program da Mozilla (Programa Piloto de Testes). Lançado em 2016, o programa permitia o uso de seus novos recursos antes do lançamento oficial. Depois de ter ficado desativado por um tempo, a companhia o trouxe de volta agora com a nova extensão de segurança e privacidade.

Desde a grande reformulação do Firefox em 2018, a Mozilla tem trabalhado de maneira intensa em novos recursos de proteção de dados para o navegador. Há pouco tempo implantou inclusive um sistema para a versão mais recente do browser, capaz de bloquear cookies que monitoram atividades de usuários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.