Facebook pode banir quiz de personalidade para evitar vazamentos de dados

1 min de leitura
Imagem de: Facebook pode banir quiz de personalidade para evitar vazamentos de dados

No centro do escândalo envolvendo o uso indevido dos dados de usuários do Facebook pela Cambridge Analytica estavam alguns aplicativos de quiz, daqueles que costumam viralizar na rede social. No caso, o aplicativo “thisisyourdigitallife” pedia acesso aos seus dados e aos dados dos seus amigos para gerar as respostas.

Agora, o Facebook pode banir esse tipo de quiz de personalidade para evitar outros casos parecidos. A informação foi confirmada pela companhia em um texto no blog da rede social voltado para desenvolvedores. De acordo com a postagem, “aplicativos com utilidade mínima” podem não ser mais permitidos na plataforma.

Outras medidas também foram tomadas para tentar evitar falhas como essa. A partir de agora, permissões de acesso a dados que não forem utilizadas por 90 dias irão expirar, exigindo que o usuário autorize novamente o aplicativo a coletar esses dados. O Facebook também promete analisar e remover algumas permissões quando elas forem pouco utilizadas.

As medidas foram anunciadas apenas uma semana após o Facebook se envolver em mais problemas relacionadas à segurança dos dados dos usuários. Recentemente, uma reportagem revelou que o CEO Marck Zuckerberg chegou a discutir abertamente a venda de dados para terceiros e a empresa admitiu ter armazenado “sem querer” as senhas de e-mail de 1,5 milhão de pessoas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.