Google admite rastrear usuários Android e iOS com localização desligada

1 min de leitura
Imagem de: Google admite rastrear usuários Android e iOS com localização desligada

Há alguns, dias, um artigo da revista Quartz acusou a Google de fazer algo que ela já fez no passado:  rastrear usuários AndroidiOS sem o consentimento dos mesmos. Desta vez, a companhia não deixou muito claro como desabilitar o Histórico de Localização completamente e foi muito criticada por “mascarar” a desativação desse monitoramento.

Depois da reação negativa, a empresa resolveu fazer um comunicado: “o Google usa diferentes abordagens para melhorar a experiências pessoas, incluindo o Histórico de Localização, Atividade na Web e de Apps e Serviços de Localização de cada dispositivo. Fornecemos descrições claras dessas ferramentas e controles robustos para que as pessoas possam ativá-las ou desativá-las e excluir seus históricos a qualquer momento”.

Juntamente com essa mensagem, a gigante alterou uma das páginas de ajuda online, confirmando que acessa dados mesmo quando os serviços de localização estão desligados. “Você pode desativar o Histórico de Localização de cada conta a qualquer momento, mas essa configuração não afeta outros serviços de localização no seu dispositivo, como os Serviços de Localização do Google e o Buscar Meu Dispositivo. Alguns dados de localização podem ser salvos como parte de sua atividade em outros serviços, como Pesquisa e Mapas. Quando você desativa o Histórico de Localização da sua Conta do Google, ele é desativado para todos os dispositivos associados a essa Conta Google.”

google mapa

Até o começo deste mês, essa descrição era diferente. “Você pode desativar o Histórico de Localização a qualquer momento. Com ele desabilitado, os lugares em que você está não são mais armazenados. Quando você desativa o Histórico de Localização da sua Conta do Google, ele é desativado para todos os dispositivos associados a essa Conta Google.”

Em dispositivos brasileiros ainda dá para ver essa versão acima, então é possível que a mudança seja feita em breve.

Questionada pela AP sobre essa mudança de postura, a firma de Mountain View respondeu: “Atualizamos a linguagem explicativa sobre o Histórico de Localização para torná-la mais consistente e clara em todas as nossas plataformas e centros de ajuda.”

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.