Hackers dizem já ter driblado nova medida de segurança de USB para iPhones

2 min de leitura
Imagem de: Hackers dizem já ter driblado nova medida de segurança de USB para iPhones

Apple e os investigadores norte-americanos realizam um verdadeiro jogo de gato e rato nos Estados Unidos. Essa competição é velada, mas com o envolvimento de hackers, a galera não tem como escondê-la com muita eficiência. Agora, no episódio mais recente sobre a tentativa de evitar o acesso forçado aos iPhones bloqueados, uma nova medida de segurança da Maçã parece já ter sido driblada sem nem mesmo ser distribuída via iOS 12.

O recurso em questão chama-se “USB Restricted Mode” e basicamente corta qualquer tipo de comunicação do cabo Lightning, tornando-o estritamente em um canal de recarga caso o usuário não tenha desbloqueado seu aparelho com senha na última hora. Ou seja, se a polícia tentar usar recursos ilícitos para invadir o telefone de uma pessoa morta, teoricamente vai ter mais dificuldade.

Teoricamente, porque essa novidade já teria sido superada pela Grayshift, companhia especializada em jailbreak de iPhones com sua infame GrayKey, uma caixa que instala um código malicioso e depois usa uma técnica para tentar milhares de combinações de acesso, até que um dê certo. Sem a conexão com o dispositivo, isso vai ficar mais difícil, contudo, os hackers da empresa estão confiantes de que suas investidas continuarão funcionando.

hackerA caixinha GrayKey, que descobre a combinação de desbloqueio de iPhones

“A Grayshift afirmou que já derrotou este recurso de segurança na versão beta. Além disso, a GrayKey incorporou recursos futuros que começarão a ser aproveitados com o passar do tempo. Eles parecem estar muito confiantes no poder que tem nas mãos para o futuro”, afirma um especialista forense, em email enviado à Motherboard.

Apple diz que não quer atrapalhar investigações

A Gigante de Cupertino provavelmente embutiu esse recurso no iOS 12 porque sabe que investigadores forçam a entrada em seus dispositivos. Ainda assim, ela afirma que não fez isso pensando na polícia.

“Estamos constantemente reforçando as proteções de segurança em todos os produtos da Apple para ajudar os clientes a se defenderem contra hackers, ladrões de identidade e invasões em seus dados pessoais. Temos o maior respeito pela aplicação da lei e não projetamos nossas melhorias de segurança para frustrar seus esforços para realizar seus trabalhos”, afirmou a companhia, ao Motherboard.

usb appleNova tela de configuração do iOS 12 vai trazer a função para desabilitar o USB Restricted Mode

O funcionamento da GrayKey continua um tanto quanto obscuro, assim como sua comercialização — e até é bem possível que a própria Maçã já tenha realizado algum estudo de engenharia reversa na caixinha para aprimorar sua defesa contra a mesma. Teremos mais informações se os investigadores e hackers venceram essa rodada quando a fase beta do iOS 12 for lançado no próximo dia 26.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.