Cuidado! Esse pendrive vai se autodestruir em 5 segundos... mesmo!

1 min de leitura
Imagem de: Cuidado! Esse pendrive vai se autodestruir em 5 segundos... mesmo!
Avatar do autor

Quem já assistiu a filmes de espiões já conhece a familiar frase “esse dispositivo se autodestruirá em cinco segundos”. Normalmente isso acontecia em gadgets eletrônicos que continham informações confidenciais que deveriam ser vistas por apenas uma pessoa – geralmente, o espião – e apenas uma única vez.

Pois um hacker resolveu criar um pendrive que se autodestrói de verdade após ser ativado em um computador. Ele revelou a invenção e deu detalhes de como a fez em uma postagem, apesar de ter tirado detalhes cruciais para que qualquer pessoa possa criar um desses em casa. O pendrive ganhou o nome de Mr. Self Destruct e transmite arquivos maliciosos para um computador antes de literalmente explodir.

O segredo fica na parte da explosão: a publicação do hacker não especifica o que ele usa como explosivo no dispositivo e nem como ele é acionado após infectar o computador

Para isso, ele usou um chip ATtiny85 compatível com Arduino dentro da estrutura de um pendrive comum. Isso o transforma no que é conhecido como USB Rubber Ducky, que pode fornecer ao computador comandos de teclado e códigos maliciosos, isso porque a máquina acha que é um teclado normal quando conectado.

O segredo fica na parte da explosão: a publicação do hacker não especifica o que ele usa como explosivo no dispositivo e nem como ele é acionado após infectar o computador, o que é bastante sensato visto que esse tipo de informação pode ser potencialmente danoso para o pessoal da internet. Ainda assim, dá para ver bastante do processo no artigo que ele publicou no Medium clicando neste link.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Cuidado! Esse pendrive vai se autodestruir em 5 segundos... mesmo!