Parece extremamente óbvio e até repetitivo, mas é importante se informar. Seja sobre as últimas notícias no mundo, tecnologia, política ou seus jogos favoritos. Muitas vezes essa importância se dá simplesmente por serem assuntos que, de alguma forma, influenciam em sua vida de alguma maneira significante ou por simples entretenimento.

Se você está lendo este artigo, então já deu o primeiro passo. Mas há um pequeno problema: as informações vêm de todos os lados e em quantidade enorme. O que ler? Onde ler? Com motivos e perguntas como essas, muitos acham que a internet como fonte de informação pode ser mais do que confusa.

Mas, com muita organização e utilização das ferramentas corretas (as quais talvez você já use) é possível ficar antenado nos assuntos de que você mais gosta, sem sofrimento e nem “overdose” de informações.

Abaixo você confere guias passo a passo de como usar três ferramentas essenciais para ficar informado. Também mostramos quais informações podem ser obtidas de cada uma e como funcionam.

O passarinho azul: Twitter

O Twitter é visto, por muitos, como um local para contar “o que você está fazendo no momento”. Entretanto, assim que a ferramenta se popularizou, esse acabou sendo somente um dos múltiplos usos possíveis.

Muitos Twitters são criados com a intenção de divulgar um site ou empresa, além de informações relevantes. Por exemplo, se você seguir o @BaixakiOficial (o Twitter do Baixaki), é possível acompanhar algumas notícias de tecnologia e as últimas novidades que aparecem no site.

Além disso, várias pessoas divulgam para seus seguidores informações e links que acham relevantes — e melhor ainda, discutem o assunto com as pessoas da rede. Ou seja, além de acompanhar as novidades e notícias, o Twitter é usado como uma excelente ferramenta de discussão e argumentação.

Como usar o Twitter

O primeiro passo para utilizar o Twitter é criar o cadastro. Para isso, abra o site e clique em "Sign Up":

Clique para se cadastrar.

Preencha os campos com nome completo, usuário, senha e email:

Preencha os campos.

Depois, ele mostra algumas sugestões de usuários para você seguir, divididos em categorias. Se você quiser seguir algum, basta clicar em "Follow". Para prosseguir, pressione "Next Step":

Escolha as sugestões.

Se assim desejar, pode procurar contatos no Gmail, Yahoo! e AOL. Caso não queira, clique em "Next Step":

Você também pode encontrar amigos.

Você pode procurar pessoas também:

Você pode procurar por pessoas também.

Ao abrir o Twitter de alguém, você encontra um botão "Follow", no topo da tela. Basta clicar nele para começar a seguir:

Para seguir, clique em Follow.

Sua página inicial mostra os últimos tweets de todos que você segue:

Sua página mostra tudo.

Você também pode "twittar" o que quiser, no topo da tela. Para dar um RT (retweet), ou seja, reenviar a mensagem de alguém, você pode usar um botão que aparece embaixo da mensagem. Outra maneira é escrever "RT" na frente e copiar a mensagem com o usuário que a postou (sem esquecer o símbolo @). Você também pode acrescentar algo à mensagem, como a sua opinião:

Você pode twittar.

Se alguma pessoa que segue você gostar, pode enviar uma mensagem discutindo o assunto:

Seguidores.

Os TTs (ou Trending Topics) que aparecem ao lado da tela são os assuntos mais discutidos no momento. É possível mudar as regiões por país ou cidades:

TTs

Se você não gostar da maneira de exibição das mensagens na página do Twitter, é possível usar outros programas, como o TweetDeck (abaixo) ou o Echofon (extensão para FireFox):

Outras ferramentas.

Uma lista de Twitters que você pode acompanhar para se informar ou apenas por curiosidade:

@BaixakiOficial — Baixaki

@EuJaFui — Eu Já Fui

@baixakijogos — Baixaki Jogos

@minhaserie — Minha Série

@Tudo_Gostoso — Tudo Gostoso

@MuitaMusica — Muita Música

@Otzee — Otzee

@terranoticiasbr — Terra Notícias

@portalterra — Portal Terra

@terraesportesbr — Terra Esportes

@futebolterra — Futebol Terra

@terracopa — Copa 2010

@nytimes — New York Times

Dica: muitos políticos estão utilizando o Twitter como parte de suas ações de campanha para as eleições de 2010. Aproveite para procurar se aqueles candidatos nos quais você pretende votar estão e ficar de olho em seus planos e projetos, para decidir se o voto vale a pena.

Informação em um lugar só: RSS

A maior invenção para acompanhar notícias pela internet (depois dos próprios sites) sem dúvida alguma foi o RSS. Com ele você assina os chamados feeds para ler novidades de vários sites em um só lugar. Além de permitir que você se organize melhor (com separações por categorias), ainda poupa o trabalho de verificar cada site para ver se há alguma atualização.

Todos os feeds precisam ser organizados em um só local para você acompanhá-los: um reader, o próprio navegador ou algum cliente de email compatível. É possível assinar quantos feeds você quiser e organizá-los por assuntos. Cada vez que há uma atualização, o leitor recebe imediatamente a nova postagem e marca como não lida.

Conforme você deixa de ler os feeds, é normal que eles se acumulem — muitas vezes em quantidades enormes. A dica é: não tente ler tudo, você simplesmente não vai conseguir — a não ser que você assine poucos feeds. Se você quiser, há sempre um botão chamado "Marcar tudo como lido" (não se sinta culpado ao pressioná-lo!).

Como usar o Google Reader

Para começar, abra o site do Google Reader e entre com seu login e senha. Caso ainda não tenha uma conta, clique em "Creat an Account" (Criar uma conta):

A página inicial do Google Reader provavelmente ainda está vazia porque você não assinou nenhum feed:

Página inicial.

Para se inscrever em um feed, clique em "Adicionar Inscrição". Na caixa que se abre, você deve colocar o endereço do RSS do site. Geralmente a própria página fornece um endereço com final XML. Basta copiar esse endereço e colar no espaço do Google Reader:

Adicionar inscrição.

Não há limite para se inscrever em feeds. Todos os nomes deles aparecem no lado esquerdo da tela. Já o conteúdo fica no lado direito:

Feeds inscritos.

Para se organizar melhor, você pode separar tudo por pastas. Basta clicar na flecha ao lado de alguma inscrição e selecionar a opção "Nova Pasta". Dê um nome para a categoria e arraste todos os feeds que se encaixam no assunto para dentro dela:

Criar pastas.

Como usar o RSS no Firefox

Ao visitar alguns sites, você encontra um botão na página com a logo do RSS. O link para os feeds também pode ser encontrado no rodapé da página. Geralmente um site grande divide seus feeds em categorias. Basta clicar no link RSS (geralmente com a extensão XML):

Abra a página.

Se o Firefox identificar como um RSS, uma página semelhante à imagem abaixo aparece na tela. Clique em "Inscrever Agora":

Inscreva-se.

Escolha o nome do feed e em que local ele deve ficar:

Inscrever-se.

Depois, basta clicar no feed no local escolhido e ele funciona como uma pasta — só que ao invés de links de seus favoritos, são atalhos para notícias e atualizações:

Visualizando o RSS

Como usar o RSS no Internet Explorer (a partir da versão 8.0)

Para começar, abra o link do RSS (como feito com o Firefox, acima). Se o Internet Explorer identificá-lo, basta clicar em "Assinar este Feed":

Abra no Internet Explorer.

Em seguida, escolha o nome do feed e o local em que ele deve ser salvo. Se desejar, pode "Adicionar à Barra de Favoritos":

Escolha o local

Depois é só abrir o feed como se fosse uma pasta:

Visualizando o RSS

Fique por dentro pelo email

Quase um pré-requisito, o email é praticamente como um telefone celular: hoje em dia praticamente qualquer pessoa ligada à tecnologia tem um. E os mais conectados o verificam diariamente — alguns deixam aberto, sempre atentos para uma nova mensagem.

Qualquer site ou blog de notícias que se preze tem seu newsletter. A maioria manda um resumo semanal por email, mas a frequência com a qual você recebe as mensagens depende muito das atualizações de cada página.

A grande vantagem é que você pode selecionar conteúdos que interessam e recebê-los no email quando menos espera. É uma excelente oportunidade de conferir o que aconteceu de mais importante nos últimos dias e até aproveitar ofertas de lojas (principalmente as virtuais).

Assinando um newsletter

Para realizar a assinatura de um newsletter, basta que você entre no site que deseja acompanhar e procure por um espaço para colocar seu email:

Assinando newsletter.

Como se organizar com o Gmail

Com tanta mensagem (e newsletters) é normal que você se perca no email. Usaremos o Gmail como exemplo para aplicar um filtro nas mensagens.

Para começar, abra o Gmail, clique em "Configurações" e depois em "Filtros":

Configurando filtros.

Escolha opções para as mensagens de uma categoria específica que você deseja filtrar. É possível escolher um email remetente, destinatário e assunto. Mas uma opção essencial é a "Com as palavras", pois filtra o conteúdo do email. Por exemplo: para filtrar newsletters, escrevemos a palavra que costuma aparecer na própria mensagem. Quando terminar, clique em "Próxima etapa":

Configurando filtros.

Escolha agora o que deve acontecer com as mensagens filtradas na característica definida anteriormente. Você pode escolher marcadores para se organizar e fazer com que a mensagem só seja visível ao selecioná-los — basta marcar "Ignorar a caixa de entrada". Ao finalizar, pressione "Criar Filtro":

Configurando filtros.

Como você pôde perceber, a quantidade de recursos oferecidos hoje é igual ao volume de bombardeios de informações diários. Se organizar não é difícil, basta fazê-lo com as ferramentas certas — cada uma permite obter um tipo de informação de uma certa maneira. Agora escolha o que você vai usar (seja uma ou todas as ferramentas) e boa sorte!

Cupons de desconto TecMundo: