CEO do TikTok se manifesta contra proibição e incentiva usuários a fazerem o mesmo

1 min de leitura
Imagem de: CEO do TikTok se manifesta contra proibição e incentiva usuários a fazerem o mesmo
Imagem: GettyImages

O CEO do TikTok, Shou Chew, publicou um vídeo em defesa da própria plataforma nesta quarta-feira (13). No post, feito na conta oficial da rede social, o executivo argumenta contra a proibição do serviço nos Estados Unidos.

O TikTok e o governo dos EUA mantém uma relação nada amistosa há anos. A rede social de vídeos curtos já teve sua presença no país ameaçada várias vezes, incluindo durante o mandato do ex-presidente americano Donald Trump.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

@tiktok

Response to TikTok Ban Bill

? original sound - TikTok

Os atritos entre a plataforma e os governantes do país tomaram contornos ainda mais evidentes na última quarta (13), quando a Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei que pode banir o TikTok na região. A votação terminou com 352 votos a favor e 65 contrários.

Na perspectiva dos representantes dos Estados Unidos, o TikTok pode ser utilizado para vigilância da população do país e servir como propaganda e controle do governo chinês.

"Esse projeto, se aprovado como lei, vai direcionar o TikTok ao banimento nos Estados Unidos. Até mesmo os autores do projeto admitem que esse é o objetivo", disse Show Chew no vídeo. "A lei dá mais poder para várias empresas de redes sociais e também vai tirar bilhões de dólares do bolso de criadores e pequenos negócios", complementou.

O CEO incentiva que os cidadãos norte-americanos compartilhem suas histórias com o TikTok com familiares e até mesmo com os senadores. "Proteja seus direitos constitucionais. Façam suas vozes serem ouvidas", pontuou o executivo.

O vídeo já acumula 20,3 milhões de visualizações, 3,6 milhões de curtidas e cerca de 100 mil comentários desde a sua publicação.

Projeto passará pelo Senado

Agora que foi aprovada pela Câmara, o projeto de lei será encaminhado ao Senado dos Estados Unidos. Lá, ele passará por uma nova votação e, se aprovado, será direcionado ao presidente do país, Joe Biden, que já se mostrou a favor da proposta.

Atualmente, o TikTok está banido entre funcionários do governo e, em 2023, a plataforma chegou a ser proibida em um estado dos Estados Unidos, mas a decisão foi revista posteriormente.

No país, o TikTok acumula mais de 170 milhões de usuários e é utilizada por mais de 7 milhões de pequenos comércios.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.