Bluesky, criado por ex-CEO do Twitter, cresce 606% em downloads

1 min de leitura
Imagem de: Bluesky, criado por ex-CEO do Twitter, cresce 606% em downloads
Imagem: TED/Bret Hartman/Flickr

A popularidade do Bluesky tem aumentado nos últimos meses, como evidenciado pelo número de downloads em plataformas móveis iOS e Android. Embora ainda esteja atrás do Twitter em termos de volume total de downloads, o aplicativo de mensagens sociais criado por Jack Dorsey, ex-CEO do Twitter, registrou um crescimento notável.

Em abril, foram realizados 628 mil downloads móveis do Bluesky, representando um aumento de 606% em relação a março, quando o aplicativo ficou disponível para Android, além do iOS. Enquanto isso, o Twitter teve 14,9 milhões de downloads de aplicativos em abril, um aumento de apenas 2% em relação a março, que acumulou 14,6 milhões de downloads.

A ascensão do Bluesky pode ser vista como uma demanda por plataformas de mídia social descentralizadas. Essa descentralização é vista como uma medida para reduzir a coleta e venda de dados dos usuários, além de tornar as plataformas menos suscetíveis à censura.

Diferentemente do Twitter de Elon Musk ou do Facebook de Mark Zuckerberg, as plataformas descentralizadas não possuem um único proprietário e não estão sujeitas a interesses comerciais ou financeiros. No entanto, assim como ocorreu com o Koo, o crescimento do Bluesky pode estar ligado à situação do Twitter atualmente, que passou por mudanças desde a chegada de Musk ao poder.

Desenvolvimento do Bluesky

Bluesky tem ainda menos de um milhão de usuários, mas começa a ganhar importância para concorrer com o Twitter. (Fonte: Bluesky/Divulgação)Bluesky tem ainda menos de um milhão de usuários, mas começa a ganhar importância para concorrer com o Twitter. (Fonte: Bluesky/Divulgação)Fonte:  Bluesky/Divulgação 

O Bluesky foi originalmente desenvolvido dentro do Twitter em 2019, quando Dorsey era CEO. Ele utiliza a tecnologia de rede descentralizada chamada AT Protocol, que pode ser usada em futuros aplicativos sociais, permitindo que as pessoas mantenham suas identidades em diferentes plataformas. Por enquanto, o app está disponível apenas para convidados.

No ano passado, foi criada uma organização chamada Bluesky Public Benefit LLC, com Jay Graber como CEO e Dorsey no conselho. A Bluesky recebeu US$ 13 milhões em financiamento, o que ajudou a garantir liberdade e independência para começar a pesquisa o desenvolvimento da plataforma.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.