Meta desiste de NFTs no Facebook e Instagram menos de 1 ano após lançamento

1 min de leitura
Imagem de: Meta desiste de NFTs no Facebook e Instagram menos de 1 ano após lançamento
Imagem: Destegini Sonlandiriyor/Tamindir

A Meta anunciou que diminuirá os investimentos em NFTs no Facebook e Instagram. A informação foi revelada por Stephane Kasriel, líder de comércio e fintech da empresa, em uma thread no Twitter na última segunda-feira (13).

Conforme o executivo, a companhia decidiu não seguir com o suporte de criação e venda de NFTs no Instagram. Além disso, os “colecionáveis digitais” deixarão de ser compartilhados na rede social e no Facebook nas próximas semanas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os primeiros testes do suporte a NFTs da Meta aconteceu em maio de 2022.Os primeiros testes do suporte a NFTs da Meta aconteceu em maio de 2022.Fonte: Meta/Divulgação

“Em toda a empresa, estamos analisando de perto o que priorizamos para aumentar nosso foco. Por enquanto, estamos diminuindo os NFTs para focar em outras formas de apoiar criadores, pessoas e empresas”, anunciou Kasriel.

O executivo informou que a companhia está voltando as atenções para áreas que podem “causar impactos em grande escala”. Como exemplo, ele cita o formato de monetização dos Reels do Instagram (Gifts) e melhorias do Meta Pay.

Kasriel ainda agradeceu as empresas parceiras que ajudaram a Meta no desenvolvimento do projeto de integração de NFTs. Bem como, se comprometeu a apoiar os criadores de colecionáveis digitais que usam o Instagram e o Facebook para divulgar os trabalhos.

A troca de colecionáveis digitais no Instagram foi ampliado no segundo semestre de 2022.A troca de colecionáveis digitais no Instagram foi ampliado no segundo semestre de 2022.Fonte:  Meta/Divulgação 

Meta e os NFTs

O programa de integração de NFTs da Meta chega ao fim menos de um ano após a estreia. Os testes com os colecionáveis digitais tiveram início em maio de 2022, chegando ao Facebook em junho e aos criadores do Instagram em julho.

A companhia também tinha planos de unir a tecnologia de tokens não-fungíveis com a experiência de realidade virtual do Metaverso. Por exemplo, o CEO Mark Zuckerberg chegou a mencionar a ideia de criar roupas virtuais como NFTs.

O encerramento do programa de NFTs é mais uma ação de corte de custos no “ano da eficiência” da Meta em 2023. Além da demissão de 11 mil funcionários no fim de 2022, a big tech encerrou projetos experimentais e planeja realizar novos cortes em breve.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.