Dona do Facebook e WhatsApp, Meta demite 11 mil funcionários

2 min de leitura
Imagem de: Dona do Facebook e WhatsApp, Meta demite 11 mil funcionários
Imagem: Justin Sullivan/Getty Images

Holding dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, a Meta anunciou nesta quarta-feira (09) a demissão de cerca de 11 mil funcionários. O número representa cerca de 13% do quadro de trabalhadores da companhia. Os indícios de que as saídas aconteceriam já eram previstos por analistas de mercado.

Mark Zuckerberg, CEO da gigante da tecnologia, divulgou uma carta dizendo que essas são as mudanças mais “difíceis que fizemos na história”. “Quero assumir a responsabilidade por essas decisões e por como chegamos aqui. Eu sei que isso é difícil para todos e lamento especialmente os que foram impactados [com a perda do emprego]”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O executivo justificou que os talentos foram demitidos porque a equipe da empresa precisa ser mais “enxuta e eficiente”. Além das dispensas, foram congelados gastos e contratações até o primeiro trimestre do próximo ano.

Mark Zuckerberg

Zuckerberg também explicou que todos os demitidos receberão um e-mail e que terão a oportunidade de falar com diretores e gerentes para tirar dúvidas. Quem perdeu o emprego ainda receberá benefícios como mais 16 semanas de salário base mais duas semanas adicionais para cada ano de serviço, pagamento do plano de saúde por mais seis meses, três meses de suporte de carreira e apoio à imigração.

A dispensa ocorreu em escritórios da Meta no mundo todo e, por causa disso, benefícios semelhantes serão oferecidos para pessoas de outros países.

“Este é um momento triste e não há como contornar isso. Para aqueles que estão partindo, quero agradecer novamente por tudo que você colocou neste lugar. Não estaríamos onde estamos hoje sem seu trabalho duro, e sou grato por suas contribuições”, escreveu o criador do Facebook.

Motivos da demissão

O CEO da Meta disse ainda que as mudanças ocorrem basicamente por dois motivos: a receita obtida pela empresa está menor do que foi projetada no começo do ano e eles querem garantir uma operação eficiente nos aplicativos e laboratórios de realidade virtual da marca.

“No início do Covid, o mundo mudou rapidamente para o online e o aumento do comércio eletrônico levou a um crescimento desproporcional da receita. Muitas pessoas previram que essa seria uma aceleração permanente que continuaria mesmo após o término da pandemia. Eu também, então tomei a decisão de aumentar significativamente nossos investimentos. Infelizmente, isso não aconteceu do jeito que eu esperava”, reconheceu Zuckerberg.

Mark Zuckerberg

Ele disse que assume a responsabilidade pelo aumento de gastos e explicou que está fazendo uma revisão completa dos recursos utilizados principalmente com infraestrutura. “À medida que construímos nossa infraestrutura de IA, estamos focados em nos tornar ainda mais eficientes com nossa capacidade. Nossa infraestrutura continuará sendo uma vantagem importante para a Meta e acredito que podemos conseguir isso gastando menos”, pontuou.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.