Meta finaliza projeto experimental chamado Move

1 min de leitura
Imagem de: Meta finaliza projeto experimental chamado Move
Imagem: Meta/Divulgação

O aplicativo Move, que foi lançado no início de 2022, será encerrado pela Meta. Aproveitando uma atualização do app iOS no último domingo (29), a empresa informou aos usuários que a ferramenta será descontinuada a partir de 2 de março de 2023. A entrada de novos usuários foi desativada e os perfis existentes devem baixar seus dados antes o fechamento do serviço.

O Move incentivava usuários a cumprirem tarefas individuais ou em grupos, por meio de um sistema de pontuação. Com os pontos, os membros podiam adquirir acessórios, como chapéus, roupas, óculos de sol, para serem exibidos em seus avatares dentro do aplicativo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Esvaziamento da incubadora de projetos

(Fonte: Meta/Divulgação)(Fonte: Meta/Divulgação)Fonte:  Meta/Divulgação 

O Move é apenas mais um projeto do NPE Team, um grupo interno e P&D lançado em 2019 para testar novos aplicativos para a Meta. O esvaziamento da equipe acontece após as demissões anunciadas pela big tech em novembro, que reduziu em 13% os seus postos de trabalho.

Recentemente, a Meta informou que o aplicativo Super, voltado para comunidade de criadores de conteúdo, será encerrado em fevereiro de 2023. No ano passado, o Sparked and Tuned, serviço de encontros rápidos pro videochamada, também foi fechado, apesar de ter quase 1 milhão de downloads.

Outros aplicativos desenvolvidos pela equipe ainda podem ser encontrados no Google Play, por meio de links diretos, mas estão desatualizados. Por exemplo, o Venue, aplicativo de podcasting esportivo ao vivo e o Bump, localizador de amigos, não são atualizados desde 2021 e 2019, respectivamente.

Embora muitos dos experimentos possam ter gerado insights que ajudaram outros desenvolvimentos na Meta, a iniciativa não emplacou nenhum projeto bem-sucedido. No ano passado, o NPE Team passou a se concentrar em investimentos iniciais em outros negócios. Para tanto, estabeleceu escritórios em mercados emergentes para apoiar startups.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.