Twitter vai limitar autenticação 2FA por SMS para assinantes do Blue

3 min de leitura
Imagem de: Twitter vai limitar autenticação 2FA por SMS para assinantes do Blue
Imagem: Twitter/Reprodução

O Twitter anunciou que a autenticação de dois fatores (2FA) por SMS será exclusiva para pagantes do serviço por assinatura Twitter Blue a partir de 20 de março. As contas gratuitas que nunca habilitaram o 2FA não poderão mais fazê-lo. Apenas 2,6% dos membros da rede social utilizam o 2FA, e do total, mais de 74% utilizavam o método por SMS.

A empresa afirmou que a medida visa aumentar a segurança, já que houve casos em que a autenticação de dois fatores foi explorada por “atores mal-intencionados”. O microblog tomou essa decisão devido ao grande número de mensagens fraudulentas que causam um prejuízo anual de US$ 60 bilhões.

Os usuários que não assinam o Twitter Blue têm trinta dias para desabilitar o método e se inscrever em outro, como um aplicativo de autenticação. O novo recurso premium da rede social oferece benefícios como selo de verificação, menos anúncios e maior visibilidade por um preço mensal que pode chegar a R$ 60.

Como desabilitar a autenticação de duas etapas por SMS

Desde que Elon Musk assumiu plataforma, Twitter tem buscado novas fontes de receita. (Fonte: Unsplash/Claudio Schwarz/Reprodução)Desde que Elon Musk assumiu plataforma, Twitter tem buscado novas fontes de receita. (Fonte: Unsplash/Claudio Schwarz/Reprodução)Fonte:  Unsplash/Claudio Schwarz/Reprodução 

Mesmo com a cobrança da autenticação 2FA por SMS, os perfis que não assinam o Twitter Blue ainda poderão utilizar outras formas de autenticação de duas etapas, como aplicativos de autenticação e chaves de segurança, que continuam gratuitas.

Para desabilitar a autenticação de dois fatores por SMS e alterar o modo de login de forma segura, os usuários devem acessar a página de configuração da conta do Twitter, a partir da opção “Mais” no menu disponível na lateral direita da rede social.

A opção de “Configurações e suporte” deve ser selecionada e na, sequência, “Configuração e privacidade”. Um submenu será aberto, onde o usuário precisa ir até “Segurança e acesso a conta”. Em seguida, a opção “Segurança” deve ser selecionada.

Por fim, a opção “Autenticação em duas etapas” deve ser acessada e a opção de “Mensagem de texto” deve ser desativada. O usuário pode escolher entre “Aplicativo de autenticação” ou “Chave de Segurança”, para continuar fazendo o login seguro na plataforma.

Reclamações

A decisão de remover a gratuidade da opção de 2FA por mensagens de texto é mais uma das várias decisões polêmicas de Elon Musk no comando do Twitter. O novo dono da plataforma também foi acusado de floodar as timeline de todo mundo com tweets dele mesmo e ainda teria ordenado o banimento de contas sem nenhum motivo.

Muita gente reclamou da nova cobrança e disse que Musk está “destruindo” a rede social. Enquanto isso, outras pessoas lembraram que a 2FA por SMS é o método mais inseguro e que a utilização de apps é a forma mais confiável de acesso.

Confira, abaixo, tweets sobre o tema:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.