App de autenticação em 2 fatores sofre com golpes e clones no iOS

1 min de leitura
Imagem de: App de autenticação em 2 fatores sofre com golpes e clones no iOS
Imagem: Authenticator

Um desenvolvedor de aplicativos usou o perfil no Twitter para denunciar um esquema de ferramentas falsas de segurança no iOS que copiam a sua própria criação e conseguem burlar os mecanismos de moderação da Apple.

O aplicativo em questão é o Authenticator App by 2Stable, que é bastante popular no sistema operacional do iPhone e funciona também em outros dispositivos, inclusive o Apple Watch.

Segundo o criador do app, Kevin Archer, nas últimas semanas vários "clones" surgiram na App Store, copiando toda a descrição do seu aplicativo e o conteúdo do site. A cópia até promete as mesmas funções do original, mesmo não sendo capaz de oferecer algumas delas, como o suporte ao relógio inteligente.

Só que esse nem é o principal problema desses serviços: eles cobram uma assinatura considerada cara demais, de US$ 3,99 semanais, e podem tirar muito dinheiro do usuário sem ele perceber que deixou as microtransações ligadas — além de estar gastando tanto em um app que pode não ser tão confiável.

A interface dos apps é copiada e tem as cores trocadas para ele ser submetido novamente.A interface dos apps é copiada e tem as cores trocadas para ele ser submetido novamente.Fonte:  Kevin Archer/Twitter 

Uma das cópias teria sido removida da App Store após a denúncia, mas novas versões de desenvolvedores diferentes surgiram com leves modificações no design e todas foram aprovadas para integrar a plataforma pela Apple.

Até o momento, a empresa não se pronunciou a respeito do caso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.