Vídeos no TikTok estimulam furtos de carros da Kia e Hyundai

1 min de leitura
Imagem de: Vídeos no TikTok estimulam furtos de carros da Kia e Hyundai
Imagem: Aloy Joseph/Unsplash/Reprodução

A tendência de vídeos em redes sociais desafiando a cometer crimes não é nova. No entanto, vídeos no TikTok que ensinam como aproveitar uma vulnerabilidade usando cabos de USB dos veículos fabricados pela Hyundai e Kia tem provocado uma onda de roubos e uma dezena de ações judiciais nos Estados Unidos, aponta o jornal Washington Post.

A polícia do condado de Prince George's, em Maryland, afirma que 617 veículos da Hyundai e Kia foram roubados em todo o ano de 2022. Apenas em janeiro de 2023, os registros mostram que pelo menos 108 foram roubados, o que representa cerca de 18% do total do ano anterior. Por isso, a suspeita da polícia recai sobre os vídeos na rede social.

Em um dos processos, os reclamantes apontam que a segurança dos automóveis das montadoras asiáticas é tão fácil de burlar ao ponto que “crianças de 11 anos estão roubando e dirigindo carros e postando suas façanhas nas redes sociais”. Um vídeo do TikTok tem mais de 33 milhões de visualizações, afirma a denúncia.

Cabo USB para ligar automóvel

(Fonte: Departamento de Polícia de Prince George/Divulgação)(Fonte: Departamento de Polícia de Prince George/Divulgação)Fonte:  Departamento de Polícia de Prince George/Divulgação 

Em janeiro, os policiais de Prince George's encontraram um cabo de carregamento USB no assoalho do lado do motorista de um veículo roubado por um adolescente de 17 anos. Os detetives acreditam ter sido usado para ligar o carro roubado. Os casos se estendem por outras regiões dos EUA, como Los Angeles (Califórnia) e Chicago (Illinois).

Os vídeos mostram como conectar um cabo USB na coluna de direção de alguns veículos da Kia e Hyundai. Isso permitiria que os carros fossem ligados sem a chave, uma vez que os automóveis não contam com uma tecnologia de imobilização.

Tanto a Hyundai quanto a Kia anunciaram planos para resolver o defeito de segurança e consertar a vulnerabilidade dos veículos sem custos para os proprietários. E a rede social afirmou, por meio de comunicado, que “o TikTok não tolera esse comportamento que viola nossas políticas e será removido se for encontrado em nossa plataforma”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.