TikTok confirma: funcionários podem decidir o que se torna viral

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Imagem: Solen Feyissa/Unsplash

O TikTok confirmou que alguns funcionários podem impulsionar vídeos da plataforma. Conforme a Forbes, a prática tem o objetivo de “apresentar celebridades e criadores emergentes à comunidade”.

No artigo da publicação norte-americana, é destacado o uso do “Heating” (Aquecedor, em tradução livre) para selecionar o conteúdo da guia Para Você. Isso ajuda a aumentar as visualizações paralelamente ao material selecionado pelo algoritmo.

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Rede social diz que conteúdo impulsionado internamente amplia a diversidade de vídeos.Rede social diz que conteúdo impulsionado internamente amplia a diversidade de vídeos.Fonte:  Shutterstock 

Jamie Favazza, porta-voz do TikTok, explica que o Heating ajuda a promover a “diversidade de conteúdos”. Então, a seleção dos colaboradores evita que os feeds sejam tomados pelas tendências mais populares do momento.

O representante cita que “apenas 0,002%” dos vídeos no feed Para Você são escolhidos pelos funcionários. Contudo, relatórios internos obtidos pela Forbes indicam que os “conteúdos aquecidos” representam até 2% do total de visualizações diárias de vídeos.

Ademais, os materiais impulsionados pelo TikTok não trazem nenhum rótulo especial, como ocorre com posts patrocinados. Dessa maneira, os conteúdos aparecem como qualquer publicação selecionada pelo algoritmo da rede social.

Criadores do TikTok podem perder interesse na rede devido à falta de transparência.Criadores do TikTok podem perder interesse na rede devido à falta de transparência.Fonte:  Shutterstock 

Redução do alcance orgânico

O artigo da Forbes dá força aos rumores que circulam há vários anos. No caso, o TikTok teria prometido usar conteúdo impulsionado para convencer políticos e gravadoras musicais a adotarem a plataforma para promover as marcas.

Isso também indica que a rede social pode estar reduzindo o alcance orgânico ao escolher “vencedores e perdedores”. Segundo a publicação, há relatos de “acidentes” em que funcionários impulsionaram vídeos de amigos, parceiros e até de perfis pessoais.

A longo prazo, a falta de transparência sobre os conteúdos impulsionados pode fazer os criadores perderem o interesse no TikTok. Afinal, o uso do Heating dificulta medir quais vídeos se tornaram virais organicamente.

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