O que colocar no destaque do Instagram? Veja 10 dicas infalíveis

3 min de leitura
Imagem de: O que colocar no destaque do Instagram? Veja 10 dicas infalíveis
Imagem: Pixabay

Lançada em 2018, a funcionalidade dos destaques no Instagram permite que o usuário fixe uma variedades de stories na home do perfil e pelo tempo que quiser – sem que haja limitação de 24 horas no ar, vista em postagens comuns. Além de oferecer longevidade ao conteúdo, a ferramenta pode ser tornar uma importante aliada para otimizar a comunicação.

Seja uma pessoa, negócio, marca, causa ou qualquer outro tipo de conta na rede social, os destaques do Instagram podem ajudar a organizar o seu material, inclusive gerar curiosidade nos visitantes do perfil e, consequentemente, fomentar mais engajamento e interesse pelo o que ali é compartilhado.

A seguir, você confere 10 dicas infalíveis do que fixar nos destaques e deixar o seu perfil mais atrativo para o público. Veja!

1. Viagens

  Paraná em Foto/Instagram/Reprodução 

Quem aqui não ama acompanhar uma boa história de viagem? Reserve um cantinho nos seus destaques do Instagram para compartilhar imagens de praias, trilhas, paisagens, cidades, experiências, curiosidades e tudo que envolve uma boa viagem.

Esse tipo de publicação pode ser um atrativo para quem está procurando informações sobre um destino que deseja conhecer. Fixe os registros mais bonitos e instigantes que puder!

2. Vlogs

Nada melhor do que conversar com quem te segue para fortalecer o vínculo de proximidade. Então, destaque vídeos que abordam os assuntos do seu cotidiano, como rotina, experiências, desabafos, opiniões, momentos pessoais, entre outros formatos de cunho pessoal. Só cuidado para não ultrapassar os limites e acabar dizendo mais do que deve, hein?

3. Dicas

Seguindo na toada do vlog, uma de suas subcategorias que faz sucesso são as dicas, especialmente sobre assuntos que você domina. Dê sugestões de beleza, moda, esportes, culinária, entretenimento, viagens, videogames, DIY, tecnologia, marketing, música, entre outras.

Uma dica sobre as dicas: é recomendável que o perfil tenha alguma expertise para recomendar determinadas dicas, uma vez que pode cair em descredito por não apresentar qualquer autoridade sobre o assunto. Tenha cuidado com o que vai abordar!

4. Bem-estar

   Márcio Atalla/Instagram/Reprodução 

Se você é nutricionista, personal trainer, dentista, médica, psicólogo, entre outras especialidades ligadas à saúde, uma boa categoria para ser fixada nos destaques do Instagram é a de bem-estar.

Fale sobre saúde física, mental, hábitos para melhorar a rotina, exercícios físicos, dicas de profissionais para tratamentos, além de outros processos que possam atrair um público que busca levar uma vida mais saudável e organizada.

5. Produtos e serviços

Se o seu perfil é comercial ou tem alguma ligação com a área, que tal destacar produtos e serviços ligados à sua marca, empresa, parceiro ou até mesmo interesse pessoal?

Fixe publicações que relatem experiências, usabilidade, tratamento, diferenciais, enfim, tudo que faz parte de uma jornada de consumo de produtos ou serviços.

6. Gastronomia

  Tastemade Brasil/Instagram/Reprodução 

Um dos queridinhos do Instagram, as experiências gastronômicas fazem sucesso – desde os primórdios da rede social.

Leve aos destaques os bons restaurantes que visitou, os registros de pratos bonitos, os bons drinks, uma dica de receita própria ou até mesmo aquela experiência gastronômica que, de repente, não foi tão boa assim. O que importa aqui é deixar a audiência com água na boca por mais conteúdo seu.

7. Bastidores

Todo mundo guarda alguma curiosidade sobre como funciona os bastidores de determinada atração ou negócio, não é mesmo?

Então mostre nos destaques do Instagram o que acontece atrás das câmeras, como a equipe que atua por atrás dela, processos de trabalho, produções, dia a dia, eventos, entre outros pontos que não estão sob os principais holofotes.

8. Tutoriais

  Matheus do Excel/Instagram/Reprodução 

Não sabe trocar a resistência do chuveiro ou precisa aprender a uma planilha no Excel? Se você tem o dom de ensinar coisas, saiba que tem um público ávido por conhecimento.

Deixe fixado fotos e vídeos tutoriais que tragam um passo a passo de algo, fazendo uma comunicação simples de compreender e que, de fato, ensine o usuário ou seguidor a executar o que se dispõe a ser ensinado.

9. FAQ

FAQ significa Frequently Asked Questions, ou Perguntas Respondidas Frequentemente, em livre tradução. Destacar um tópico desses pode facilitar o 'autoatendimento' de quem visita o seu perfil, desafogando o seu trabalho e facilitando as etapas dos visitantes sem que eles precisem recorrer a mensagens na DM, por exemplo.

10. Contato e informações

Se o FAQ não resolver, vale destacar informações importantes sobre o seu perfil, além de inserir contatos para falar diretamente com os administradores ou responsáveis pela conta. Número do WhatsApp, telefone comercial, e-mail, caixa postal, status se está de férias ou recesso, dias de funcionamento e por aí vai.

Gostou das dicas? Para mais conteúdos como esse, fique de olho aqui no TecMundo. Aproveite e compartilhe as informações com pessoas que também gostam do assunto. Inclusive, indicamos o artigo sobre como ganhar seguidores no Instagram. É um pacote completo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.