Cohost: conheça o rival do Twitter e veja como se inscrever

3 min de leitura
Imagem de: Cohost: conheça o rival do Twitter e veja como se inscrever
Imagem: Cohost

Faz pouco tempo que o empresário Elon Musk adquiriu o Twitter, mas sua gestão já está gerando rumores sobre a falência da rede social. Além do próprio empresário ter dito que a plataforma pode quebrar, algumas mudanças bruscas realizadas recentemente, como a saída de diversos funcionários, fizeram os usuários levantarem hashtags como #RIPTwitter.

Com isso, muitos têm refletido sobre continuar na plataforma, visto que Musk parece ter planos ambiciosos com sua nova empresa. Assim, rivais como o Mastodon e a jovem plataforma Cohost passaram a ganhar mais visibilidade na internet.

Você já conhece essa nova rede social? Logo abaixo, você poderá conferir mais detalhes sobre o Cohost e ver se o serviço pode ser uma alternativa para você, caso o Twitter acabe enventualmente morrendo.

Lançado neste ano, o Cohost promete rivalizar com o Twitter, oferecendo mecanismos muito similares aos usuários. (Freepik/Reprodução)Lançado neste ano, o Cohost promete rivalizar com o Twitter, oferecendo mecanismos muito similares aos usuários. (Freepik/Reprodução)Fonte:  Freepik 

Cohost: conheça a rede social que rivaliza com o Twitter

Em linhas gerais, o Cohost possui basicamente os mesmos mecanismos de funcionamento do Twitter. Com ele, é possível compartilhar textos curtos com seus seguidores, ideias, imagens, entre outras coisas.

Porém, diferente de boa parte das redes sociais disponíveis no mundo, o Cohost propicia uma experiência mais livre e orgânica aos usuários. Tudo isso ocorre por conta da ausência de algoritmos na plataforma, algo que vem dominando praticamente todas as interações humanas pela internet, incluindo até mesmo os serviços de streaming.

Embora os algoritmos possam ser interessantes em vários aspectos, eles também podem moldar comportamentos online — o que acaba sendo prejudicial em alguns níveis, além de ser expositivo na questão da privacidade digital.

Dessa maneira, a rede social permite que os usuários tenham um compartilhamento mais fluido de suas publicações, apresentando-as de forma cronológica no feed principal.

Criado justamente neste ano por um grupo de desenvolvedores e designers que gostam de compartilhar seus conteúdos na internet, o Cohost também conta com moderação orgânica, realizada por colaboradores internos. É importante ressaltar que a plataforma ainda está sendo construída, cuja versão disponível ainda fica passível de análises e testes.

(Cohost/Reprodução)(Cohost/Reprodução)Fonte:  Cohost 

Para se manter na ativa, os usuários podem fazer doações aos desenvolvedores, visto que além da ausência do algoritmo, também não há empresas realizando anúncios. Porém, o site é totalmente gratuito e pode ser acessado por qualquer pessoa que tenha um convite.

Cohost: saiba como se inscrever na rede social

Conforme mencionado anteriormente, por enquanto, para interagir no Cohost é necessário ser convidado por outro usuário. Isso acontece principalmente por conta da plataforma ainda estar em sua versão beta. Porém, mesmo sem um convite, é possível acessar a rede social sem grandes complicações.

No entanto, o usuário terá de aguardar alguns dias até que a moderação o libere. De acordo com os desenvolvedores, essa medida é para prevenção de spam.

Passo a passo para criar uma conta no Cohost

  • Acesse cohost.org/rc/signup e forneça as informações nos campos determinados. Lembre-se de que todo o conteúdo estará disponível apenas em inglês nessa etapa.
  • O primeiro campo a ser preenchido é o de nome de usuário. É preciso que ele tenha ao menos 3 caracteres e seja formado apenas por letras, números ou hífen. Esse nome não é permanente e pode ser mudado a qualquer momento dentro da plataforma.


(Cohost/Reprodução)(Cohost/Reprodução)Fonte:  Cohost 

  • Na sequência, escreva seu endereço de e-mail para que o login seja criado. Logo abaixo, digite duas vezes a sua senha com no mínimo 8 caracteres. Nesse ponto, o Cohost também apresenta o link de um gerenciador de senhas para que um passe seguro e desafiador seja desenvolvido.
  • O próximo passo é colocar o código de convite, caso você o tenha. Usuários com convite podem postar instantaneamente assim que terminarem de criar uma conta. É possível já personalizá-la com fotos, descrição de bio, entre outros pontos interessantes. Aqueles que não tiverem convite deverão aguardar o e-mail da moderação autorizando a utilização da rede social.
  • Por fim, informe sua data de nascimento e marque a caixa com Captcha para confirmar que não trata-se de um robô.

Ao clicar em se inscrever no final desse processo, os usuários atestam para o Cohost que leram e concordaram com os termos de uso e avisos de privacidade, além de estarem cientes das diretrizes da comunidade.

E aí, você vai testar o Cohost ou pretende utilizar outra rede social caso saia do Twitter? Confira mais detalhes sobre o Mastodon, outra plataforma parecida com o microblog comprado por Elon Musk!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.