Instagram reduz conteúdo sensível de adolescentes para 'menos'

1 min de leitura
Imagem de: Instagram reduz conteúdo sensível de adolescentes para 'menos'
Imagem: Andrea Piacquadio/Pexels

O Instagram atualizou o tópico “Atualizações no Controle de Conteúdo Sensível“ no seu blog na quinta-feira (25). Pelas novas regras, os conteúdos mais restritivos da plataforma para usuários com menos de 16 anos serão apenas “Padrão” e “Menos”, sendo este último implantado automaticamente para os novos usuários da rede social.

Para os adolescentes nessa faixa de idade que já estejam no Instagram, a empresa promete enviar um aviso, incentivando a todos selecionar a experiência “Menos”. Com isso, estarão limitando os conteúdos que contenham cenas de violência, imagens de conteúdo sexual, procedimentos estéticos e outros assuntos catalogados como “sensíveis”.

Além disso, o Instagram também irá solicitar a todos os usuários adolescentes que executem uma "verificação de configurações", limitando quem pode compartilhar o seu conteúdo, enviar DMs e qual tipo de publicação os seus seguidores podem visualizar. Será também solicitada uma permissão para atualizar um recurso que limita a quantidade de tempo no Instagram, conforme o desejo de cada um.

Fonte: Instagram/Divulgação.Fonte: Instagram/Divulgação.Fonte:  Instagram 

Por que o Instagram restringiu o conteúdo sensível para adolescentes?

Falando ao Engadget, um porta-voz do Instagram explicou que há alguns conteúdos, como um vídeo de protesto violento por exemplo, que são normalmente exibidos na configuração "Padrão", mas seriam restringidos na opção "Menos". De qualquer forma, as novas configurações de conteúdo seriam aplicadas apenas em contas que os adolescentes não seguem atualmente.

A crescente preocupação das autoridades com eventuais impactos psicológicos e emocionais do Instagram na saúde mental de seus usuários mais jovens provocou a ida do CEO da plataforma, Adam Mosseri, a uma audiência perante o Senado norte-americano. Mas, antecipando-se ao evento, a plataforma revelou novos recursos de segurança para adolescentes.

Além do controle dos pais — que monitora quem os filhos seguem e limite de permanência no aplicativo —, lançado no início do ano, a gigante de Menlo Park incluiu uma notificação sobre tempo excessivo na plataforma e uma opção para denunciar automaticamente qualquer conteúdo censurável aos pais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.