Instagram pode ser punido por não proteger privacidade de menores

1 min de leitura
Imagem de: Instagram pode ser punido por não proteger privacidade de menores
Imagem: Energepic

O Instagram enfrenta uma importante decisão das autoridades na Europa, que deve ser divulgada nas próximas semanas, segundo informações do TechCrunch. Aparentemente, antes do fim do mês será determinado se a rede social falhou em proteger a privacidade de menores, violando as regras do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia.

O caso foi iniciado pela Comissão de Proteção aos Dados (DPC) na Irlanda, num processo do próprio departamento, em vez de ser o acolhimento de uma denúncia vindo de fora. No entanto, foi divulgado que informações externas impactaram na decisão. A averiguação mira nas configurações padrão do Instagram que podem ter tornado públicas as informações pessoais de menores de idade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O principal caso onde isso acontece é nas contas empresariais. Uma criança pode mudar por si própria a sua conta para "business", o que automaticamente deixa suas informações de contato públicas, como padrão. A investigação também averigua a possibilidade das configurações para registro de conta levarem a crianças deixando seus contatos públicos também por padrão, precisando mudar manualmente para privado.

A exposição de informações pessoais de contato para menores de idade, intencional ou não, violaria os termos do GDPR, o que pode implicar em retaliações graves contra o Instagram. De acordo com informações do site, a decisão será divulgada antes do fim de agosto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.