Instagram testa função de fotos aleatórias inspiradas no BeReal

1 min de leitura
Imagem de: Instagram testa função de fotos aleatórias inspiradas no BeReal
Imagem: Unplash/reprodução

De acordo com Alessandro Paluzzi, desenvolvedor que trabalha com engenharia reversa para aplicativos, o Instagram está testando internamente uma função idêntica ao do BeReal, rede social que autointitulada como "espontânea e imprevisível", mostrando o verdadeiro eu dos usuários.

A função é uma velha conhecida dos usuários do BeReal, em que o usuário é notificado aleatoriamente pelo app e tem uma curta janela de 2 minutos para tirar uma foto do que está fazendo exatamente naquele momento, sem filtros, poses encenadas ou maquiagem. A foto é tanto pela câmera frontal, para mostrar a expressão do usuário, quanto pela traseira, para evidenciar o que está sendo feito.

Uma rede social mais "real"

No Instagram, a nova funcionalidade vem sendo testada com o nome de Candid Challenges, porém, ainda não há confirmação de quando ou se o recurso realmente chegará a público. Segundo uma apuração do Engadget, a fase de testes ainda não avançou para experimentos externos, mas se a companhia anda interessada na função, o sucesso do BeReal precisa ser levado a sério.

A filosofia do BeReal é mostrar o real de cada pessoa, enquanto redes como o Instagram seguem a cartilha para vender uma imagem irreal de cada usuário. A rede social francesa mostra que é possível criar um ambiente virtual sem as mentiras que o público conta para os seguidores sobre si.

Os 2 minutos para tirar uma foto não têm a intenção do usuário estar maquiado, num lugar bem iluminado, feliz, com um corpo atlético padronizado ou usando as melhores roupas de marcas no restaurante mais caro da cidade. A premissa básica é mostrar que ninguém é ou precisa ser uma subcelebridade 24 horas por dia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.