Facebook Marketplace: conheça os 10 golpes mais comuns

4 min de leitura
Imagem de: Facebook Marketplace: conheça os 10 golpes mais comuns
Imagem: Facebook

O Facebook Marketplace é uma plataforma criada pela Meta, para que seus usuários possam comprar e vender itens em uma determinada região. Ele funciona como uma espécie de classificados, em que você pode procurar determinados itens dentro da própria rede social.

Entretanto, assim como em outras plataformas de compra e venda de produtos, o Facebook Marketplace sofre com os golpes aplicados por alguns usuários maliciosos. Estes, por sua vez, se aproveitam de brechas na segurança do serviço para tentar enganar consumidores e criar armadilhas para fraudes.

Hoje, o TecMundo apresenta uma lista com os dez golpes mais comuns para que você não caia neles. Confira!

1. Itens com defeitos

Ao colocar um produto à venda na plataforma, o usuário precisa colocar informações e fotos do item. Entretanto, por mais que esses dados apontem para algo em perfeito estado e funcionando normalmente, na hora de receber seu produto, ele pode estar com o funcionamento comprometido.

Com isso, desconfie de preços abaixo do valor convencional e, principalmente, de fotos do produto que na verdade são imagens de divulgação e que não representam o real item que está à venda.

2. Itens falsificados

Outro problema frequente é a venda de itens falsificados no Facebook Marketplace. Roupas de grife, perfumes, joias e cosméticos são os principais alvos desse tipo de fraude. Sendo assim, desconfie de preços abaixo do valor padrão e, se possível, peça fotos de partes do produto que comprovem sua originalidade.

Desconfie de preços muito abaixo do valor padrãoDesconfie de preços muito abaixo do valor padrão.Fonte:  Bonafi 

3. Golpes do Google Voice

O Google Voice é um serviço que gera um número de telefone aleatório para ser utilizado em ligações ou para enviar mensagens. Golpistas passam esse número, como se fosse um número de celular para contato, e pedem para negociar fora da plataforma a forma de entrega ou de pagamento.

Em seguida, eles pedem para que você verifique um número que será enviado por SMS para confirmar que você é uma pessoa de verdade.

Entretanto, esse número pode ser um código de verificação de duas etapas de alguma conta sua, o que pode fazer com que golpistas tomem posse de redes sociais, e-mails ou outros serviços. Sendo assim, jamais compartilhe códigos enviados para o seu número.

4. Pagamento acima do valor do item

Por mais que pareça um golpe bobo, ainda tem muito consumidor que acaba caindo nessa armadilha. Nela, o comprador fala que pagou um valor a mais pela mercadoria, enviando um falso comprovante com o valor. Então o mesmo pede para que seja feito um depósito com a diferença na quantia.

Para não cair nesse golpe, verifique constantemente as informações de pagamento no seu perfil de vendedor e também na sua conta bancária para conferir se houve mesmo a transação apresentada pelo comprador.

5. Produto que nunca é entregue

Um dos golpes mais comuns é o produto que nunca é entregue. Nele, o vendedor afirma ter feito o envio do item adquirido, em algumas vezes até com supostos comprovantes dos Correios ou da transportadora, mas na verdade ele nunca foi postado para o comprador.

6. Sorteios Falsos para roubo de informações

Mesmo sendo uma plataforma de compra e venda, muitos golpistas realizam supostos sorteios dentro do Facebook Marketplace. Nesses golpes, um suposto formulário de participação é enviado para o usuário.

Entretanto, a real função dele é adquirir informações preenchidas pelo consumidor, ou até mesmo instalar um malware na conta de quem acessa um link malicioso.

Sendo assim, desconfie de qualquer tipo de atividade como essa na plataforma, uma vez que ela também infringe as regras do serviço e são proibidas.

7. Golpe do Seguro Extra

Na hora de vender itens caros, como televisores, computadores, videogames e celulares, alguns golpistas oferecem uma taxa extra de um suposto seguro contra roubos ou extravios do item.

Porém, na maioria das vezes, o valor não é utilizado para nada, e o envio é feito da forma padrão.

8. Evite receber clientes em sua residência

Caso você esteja vendendo um item, evite concordar com a retirada do produto adquirido na sua casa, principalmente se o comprador quiser fazer o pagamento no momento da aquisição, em dinheiro vivo.

Você pode abrir brechas para que criminosos tenham acesso à sua residência e, consequentemente, para que cometam algum crime mais grave.

9. Desconfie de lugares para realizar a retirada de itens

O mesmo vale para vendedores que oferecem um lugar específico para a retirada de um determinado produto. Desconfie de lugares desconhecidos ou de endereços que levem a uma residência ou estabelecimento comercial em áreas de risco.

10. Ofertas enganosas

Por fim, a última e mais importante dica é sempre desconfiar de ofertas com um valor muito abaixo do padrão, de itens raros à venda em enormes quantidade e de produtos que o vendedor alega serem originais, mas que não tem provas disso.

Agora que você já sabe como se precaver para não cair em golpes e em armadilhas, use com segurança o Facebook Marketplace para vender seus produtos ou comprar itens de seu interesse sem maiores problemas.

Gostou do conteúdo? Então, continue de olho aqui no TecMundo para ficar por dentro dessa e de outras matérias sobre tecnologia, saúde e entretenimento!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.