Novo malware pode 'sequestrar' contas comerciais do Facebook

1 min de leitura
Imagem de: Novo malware pode 'sequestrar' contas comerciais do Facebook
Imagem: Shutterstock

Um novo malware que tem como objetivo o “sequestro” de contas do Facebook Business foi descoberto por pesquisadores da WithSecure. O agente malicioso é direcionado às pessoas com acesso a tais tipos de perfis e atua roubando suas credenciais e dados financeiros, conforme o relatório divulgado na terça-feira (26).

Os operadores do vírus apelidado de “Ducktail” começam seu trabalho buscando empresas que compram anúncios no Facebook. Ao encontrá-las, eles tentam descobrir quais funcionários são responsáveis por essas contas comerciais, investigando perfis por meio do LinkedIn e induzindo tais pessoas a baixar um arquivo malicioso hospedado na nuvem, via phishing.

Após o download, o malware entra em ação no dispositivo das vítimas, extraindo cookies de sessões ativas do Facebook no navegador. Usando essas informações, os cibercriminosos podem acessar qualquer sessão autenticada do Facebook Business e assumir totalmente a conta do alvo, para realizar diferentes tipos de ações.

Administradores de contas de empresas na rede social devem ficar atentos ao golpe.Administradores de contas de empresas na rede social devem ficar atentos ao golpe.Fonte:  Pexels 

Com o acesso garantido após a extração feita pelo Ducktail, os operadores podem usar o link do cartão de crédito associado à conta comercial do Facebook para financiar anúncios fraudulentos na plataforma, por exemplo. Outra possibilidade é a alteração das informações de pagamento, direcionando os valores para contas administradas por eles.

Cuidado ao baixar arquivos

Os especialistas responsáveis pela descoberta alertaram à Meta sobre o malware que rouba contas comerciais do Facebook. De acordo com a empresa, a melhor forma de se proteger é ter cautela ao baixar qualquer tipo de arquivo, principalmente quando ele vem de fontes desconhecidas.

A atenção deve ser redobrada principalmente por pessoas com funções gerenciais e trabalhadores dos setores de marketing, mídia digital e recursos humanos, maiores alvos do malware, segundo o relatório.

A dona do Facebook disse ainda que está atualizando suas ferramentas de segurança para facilitar a detecção de tentativas de golpes como este, que aparentemente é operado por um grupo sediado no Vietnã.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.