Apesar da promessa de liberdade, Truth Social está banindo posts

1 min de leitura
Imagem de: Apesar da promessa de liberdade, Truth Social está banindo posts
Imagem: Reuters/reprodução

Lançada em fevereiro deste ano, a Truth Social, rede social de Donald Trump, nasceu como uma rival a outras big techs do meio para espalhar o discurso livre e a liberdade de expressão de seus apoiadores. No entanto, uma investigação aponta que a plataforma está promovendo banimentos em diversos posts e usuários nos últimos tempos.

Certos conteúdos, como publicações recentes, tiveram seu alcance limitado ou foram completamente removidos por moderadores, segundo a investigação da Public Citizen. Os posts contém mensagens anti-Trump e pautas progressistas, como detalhes da investigação sobre a invasão ao Capitólio em janeiro de 2021.

Todavia, até mesmo postagens sem qualquer crítica ao ex-presidente estadunidense estão sendo removidos. A autora da reportagem, Cheyenne Hunt-Mayer, conta que realizou diversos experimentos para comprovar a teoria, e em um dos testes, escreveu "Aborto é saúde pública". A publicação parecia que realmente havia sido postada, mas Mayer não encontrou o post em seu perfil.

Resposta da rede social

Publicações com cunho ideológico de direita também foram removidas, como mensagens a favor do porte de armas e links para o site de extrema-direita Breitbart. Em outras ocasiões, usuários reclamaram que não estavam conseguindo realizar publicações que continham críticas ao suporte norte-americano a favor da Ucrânia.

s  Reuters/reprodução 

Em resposta ao Business Insider, a Truth Social comenta que a prática de shadow banning é "uma decepção e uma prática manipulativa", e promete que nunca fez ou fará uso dessa ferramenta. A plataforma ainda diz que usa Inteligência Artificial para remover conteúdos de violência extrema, pornografia, ou conteúdos que infringem direitos autorais.

Recentemente, a Truth Social finalmente recebeu uma versão oficial para web, porém, desde seu lançamento a rede social é considerada como um grande fracasso por especialistas. Criada para bater de frente com a mídia tradicional e se levantar contra a "tirania" das big techs, a investida de Trump parece não ser exatamente o mar de flores prometido.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.