Trump incitou invasão ao Capitólio por tweets, diz comissão

1 min de leitura
Imagem de: Trump incitou invasão ao Capitólio por tweets, diz comissão
Imagem: Justin Sullivan/Getty Images

A invasão ao Capitólio realizada por apoiadores do ex-presidente estadunidense Donald Trump teria sido incitada pelo próprio Trump. A informação foi revelada por um comitê do Congresso dos Estados Unidos com ajudada de múltiplas testemunhas.

Segundo os depoimentos, Trump realizou um chamado para que seus apoiadores fossem para Washington, D.C, como forma de "protesto" após ter sido notificado sobre sua derrota para Joe Biden durante a corrida eleitoral de 2020.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A comissão apresentou documentos e provas que um tweet realizado no dia 19 de dezembro de 2020 foi responsável pela mobilização em prol do republicano. As publicações ainda davam a exata data do dia 6 de agosto de 2021, que marcou a invasão, deixando cinco mortos e mais de 700 pessoas detidas pelas autoridades.

Um antigo funcionário do Twitter ainda revelou que a rede social estava ciente do comportamento de Trump desde um debate em setembro de 2020, a qual o empresário estava dando ordens para o grupo extremista Proud Boys." Minha preocupação era de que o ex-presidente, aparentemente pela primeira vez, estava falando diretamente com organizações extremistas e dando ordens", comenta a testemunha.

s  Getty Images via The Verge 

O parlamento ainda acredita que Donald Trump considerou fazer mais publicações perigosas. Um rascunho de sua antiga conta apontava para mais uma convocação, ordenando que seus apoiadores marchassem em direção ao Capitólio.

Outra evidência utilizada foi o depoimento de Jim Watkins, fundador do fórum QAnon. Segundo Watkins, sua ida para Washington havia sido motivada pelos ordenamentos do até então presidente estadunidense.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.