Investigação busca saber se TikTok é prejudicial para jovens

1 min de leitura
Imagem de: Investigação busca saber se TikTok é prejudicial para jovens
Imagem: Pixabay

Um grupo de oito estados norte-americanos se juntou para realizar uma investigação sob os possíveis efeitos negativos da rede social TikTok no público jovem.

A união de advogados pretende avaliar se o uso intenso da plataforma causa danos físicos e de saúde mental, em especial graças a estratégias do próprio TikTok para manter usuários engajados ou passando cada vez mais tempo com o aplicativo aberto.

Os estados envolvidos são Califórnia, Flórida, Kentucky, Massachusetts, Nebraska, Nova Jersey, Tennessee e Vermont, mas outros representantes devem se unir com o tempo. O mesmo grupo também iniciou uma investigação contra o Instagram, buscando potenciais impactos do serviço contra jovens — motivados pelas denúncias iniciais envolvendo a Meta, quando ela ainda era chamada de Facebook.

O que dizem as partes

No comunicado que anuncia a abertura do inquérito, a procuradora-geral Maura Healey, de Massachusetts, diz que crianças e adolescentes "já precisam lidar com problemas de ansiedade, pressão social e depressão" — e que "não devemos permitir que redes sociais prejudiquem o bem-estar mental e a saúde física" desses jovens.

Segundo um porta-voz do TikTok, a rede social disse "se preocupar profundamente em construir uma experiência que ajude a proteger e apoiar o bem-estar da comunidade" e "aprecia que os procuradores estaduais estejam focando na segurança de jovens usuários".

A plataforma garantiu que vai colaborar e fornecer informações sobre as políticas de privacidade e segurança às autoridades.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.