Instagram está testando rolagem vertical de stories

1 min de leitura
Imagem de: Instagram está testando rolagem vertical de stories
Imagem: Instagram

O Instagram já começou a testar a interface de stories com rolagem vertical que havia sido anunciada em fevereiro de 2021. Alguns usuários na Turquia já receberam a atualização que é, claramente, inspirada na forma como a interface do TikTok transita entre vídeos.

O consultor de Social Media, Matt Navarra, postou em seu perfil do Twitter um vídeo que mostra um pouco do mais recente formato de rolagem do Instagram, sempre se atualizando para não perder usuários.


É a mesma coisa, mas não é igual

Desde que foi comprada, pelo então Facebook, a rede social da Meta busca absorver novas tendências de outras redes, tanto de interface quanto de interação, para se manter sempre atual. Essa prática é bastante comum no mercado de aplicativos, o que leva a constantes testes de novas funções em diversas redes sociais.

Função Stories foi inspirada no Snapchat mas está cada vez mais parecido com TikTokFunção Stories foi inspirada no Snapchat mas está cada vez mais parecido com TikTokFonte:  Instagram 

O próprio TikTok está desenvolvendo uma plataforma para streaming  que vem sendo alvo de críticas por utilizar o mesmo código do OBS. A diferença é que mecânicas de interação, por enquanto, não são licenciadas. Desde que o código seja único e desenvolvido internamente, dois aplicativos podem ter virtualmente a mesma dinâmica, como acontece entre gêneros de jogos.

Por que testar na Turquia?

O desenvolvimento de aplicativos passa por várias etapas de testes. Os experimentos mais técnicos são geralmente fechados, mas mudanças de experiência do usuário (UX) necessitam de interação social mais orgânica. Liberar builds em regiões específicas ajuda a manter o caráter de interação natural entre usuários e software, mas garantindo um recorte demográfico representativo mais fácil de se analisar.

Vale reforçar que estar disponível para testes em uma dada região não garante que a funcionalidade esteja próxima de ser implementada, ou que sequer chegará oficialmente para todos os usuários. A disponibilidade vai depender da recepção desse novo padrão de rolagem pela comunidade.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.