8 jogos estilo metroidvania para PC e consoles

3 min de leitura
Imagem de: 8 jogos estilo metroidvania para PC e consoles
Imagem: https://ska-studios.com/
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Nos últimos anos, os games independentes conquistaram um lugar especial no coração da comunidade gamer, chegando até mesmo a competir com os maiores AAA do mercado e desbancar muitos títulos aclamados. Entre eles, uma das categorias que mais se destacou foi a do subgênero de jogos metroidvania, que praticamente reacendeu a chama do indie no cenário e renovou totalmente as limitações dos clássicos ao trazer sistemas complexos, mapas ricos, dificuldade satisfatória e estilos para todos os tipos de públicos.

Confira abaixo alguns dos principais jogos estilo metroidvania lançados nos últimos anos para consoles e PC e descubra o porquê deles serem tão queridos pelos fãs.

Dead Cells

(Fonte: Motion Twin / Reprodução)(Fonte: Motion Twin / Reprodução)Fonte:  Motion Twin 

Em Dead Cells, o jogador assume o papel de um homúnculo encarnado, que deve percorrer inúmeros cenários de uma ilha para descobrir os mistérios sobre A Peste. O game traz mecânicas clássicas de jogos metroidvania roguelite, onde o personagem passa por cenários aleatórios e não lineares a cada vez que morre, coletando novas armas, habilidades e melhorias através de combates difíceis e obstáculos imprevisíveis.

Ori and the Blind Forest

(Fonte: Moon Studios / Reprodução)(Fonte: Moon Studios / Reprodução)Fonte:  Moon Studios 

Um dos mais belos games da última década, Ori and the Blind Forest, da Moon Studios, trouxe uma emocionante aventura sobre amizade e redenção, contando com gráficos e efeitos impressionantes, jogabilidade fluida e um sistema de conexão de mapas digno dos grandes AAA do mercado. Sob o comando de um espírito da floresta, o jogador deverá adquirir habilidades, explorar cenários, derrotar inimigos e atravessar obstáculos desafiadores.

Bloodstained: Ritual of the Night

(Fonte: 505 Games / Reprodução)(Fonte: 505 Games / Reprodução)Fonte:  505 Games 

Considerado sucessor espiritual da série Castlevania, Bloodstained tem tudo que os fãs da franquia buscam: cenários labirínticos com plataformas, inimigos de todos os tamanhos e por todas as direções, diversas armas e equipamentos e um sistema de RPG aliado à ação side-scrolling. Jogue como a alquimista Mirian e descubra os segredos de um enorme castelo dominado por forças das trevas, enquanto tenta salvar a humanidade.

La-Mulana

(Fonte: Playism / Reprodução)(Fonte: Playism / Reprodução)Fonte:  Playism 

Com uma dificuldade punitiva e sistemas de jogo voltados para a exploração, a franquia La-Mulana traz a experiência definitiva da caça de tesouros em ruínas, agora com gráficos retrô e jogabilidade adaptativa. Em La-Mulana, local conhecido como berço da civilização, você deverá evitar armadilhas, seres ancestrais e todo tipo de mistério, entrando progressivamente nas profundezas e enfrentando ameaças que prometem frustrá-lo a cada passo.

Guacamelee!

(Fonte: Activision / Reprodução)(Fonte: Activision / Reprodução)Fonte:  Activision 

Guacamelee! é um game de ação e plataforma, no estilo metroidvania, que traz como tema a cultura mexicana da lucha-libre. Aclamado pela crítica, o game conta com visuais artísticos fantásticos, sistema de combate robusto e variado, um mundo diversificado com todo tipo de cenário imaginável, muitos chefões e a possibilidade de ser jogado em modo cooperativo, com opções de vestimentas para os jogadores e personalização para todos os gostos.

Salt and Sanctuary

(Fonte: Ska Studios / Reprodução)(Fonte: Ska Studios / Reprodução)Fonte:  Ska Studios 

Soulslike ou metroidvania? Salt and Sanctuary não é nem um nem outro, mas sim os dois subgêneros. Focado em dificuldade, construção de builds e estratégia de luta, o game conta com tudo que os fãs de jogos difíceis gostam, porém com um visual único, mapas solitários e hostis, sistema de morte e recuperação, movesets diversificados para vários chefes e muita brutalidade, sendo um game completo com missões secundárias, principais e dezenas de horas de jogatina.

Strider

(Fonte: Capcom / Reprodução)(Fonte: Capcom / Reprodução)Fonte:  Capcom 

Strider Hiryu retorna em seu grande jogo canônico, agora em um sistema side-scrolling metroidvania com ação rápida e dinâmica em um mundo interconectado. Procure por armas e itens, obtenha melhorias e enfrente os maiores rivais do herói em batalhas de chefes épicas, tudo em gráficos 3D com exploração vertical e horizontal, abordagens de assassinatos e muitas mecânicas imersivas.

Hollow Knight

(Fonte: Team Cherry / Reprodução)(Fonte: Team Cherry / Reprodução)Fonte:  Team Cherry 

Hollow Knight foi uma das maiores surpresas de 2017 e apresentou a comunidade gamer a um jogo que mistura arte e mecânicas de movimentação rápida. O game conta com um dos mapas mais bem conectados dos metroidvanias modernos e com desafios intensos a todo passo, requerindo habilidade, precisão e estratégia para definir a hora certa de atacar e recuar. Além disso, Hollow Knight traz uma história misteriosa narrada por cada conversa, item, interação e descobrimento, fazendo jus até mesmo ao subgênero soulslike de storytelling.

Quais outros jogos mereciam ser citados aqui nessa lista? Conta para a gente nos comentários!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.