TikTok Live Studio viola regras de licenciamento do OBS

1 min de leitura
Imagem de: TikTok Live Studio viola regras de licenciamento do OBS
Imagem: TikTok

A TikTok Live Studio, nova plataforma de streaming de jogos da rede social TikTok, vai contar com programa próprio para transmissões. Entretanto, o software está supostamente utilizando o mesmo código-fonte do Open Broadcaster Software (OBS), alterando apenas a interface do usuário.

Com isso, a equipe por trás do software OBS poderá acionar o TikTok legalmente Caso o Live Studio não se enquadre nos termos de licenciamento. Entretanto, Ben Torell, um dos membros do projeto,  respondeu a uma publicação que mostrava parte do código do programa de transmissão do TikTok, afirmando que a empresa está sempre disposta a lidar de maneira amigável com violações das regras de licenciamento.

Código aberto não é bagunça

Ser um programa de código aberto não quer dizer necessariamente que qualquer um possa utilizar o código indiscriminadamente. De acordo com acordos gerais de licenciamento, o código-fonte da nova plataforma, mesmo que modificado, precisa permanecer aberto.

Ainda segundo Torell, a OBS também está aberta a trabalhar em parceria no desenvolvimento da Live Studio, desde que o TikTok regularize essas questões.

Outra plataforma que teve problemas com a OBS foi a Streamlabs. A plataforma utiliza o código do OBS com interface e ferramentas mais intuitivas e visuais, mas mantém esse código aberto. O problema real é que por muitos anos a plataforma usava o nome e logo da OBS sem ter sequer pedido permissão.

Editor de interface do Streamlabs StudioEditor de interface do Streamlabs Studio.Fonte:  Tecmundo 

A OBS confirmou nunca ter autorizado o uso do nome e, para evitar problemas, a Streamlabs simplesmente deixou de usar o termo “OBS” no nome de sua plataforma.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.