TiKTok foi o app e Free Fire o jogo mais baixado no Brasil em 2021

2 min de leitura
Imagem de: TiKTok foi o app e Free Fire o jogo mais baixado no Brasil em 2021
Imagem: Nattakorn_Maneerat/Shutterstock
Avatar do autor

A App Annie divulgou, nesta quarta-feira (12), que o TikTok foi o aplicativo mais baixado no Brasil em 2021. A rede social de vídeos curtos ficou na frente do Shopee (2°), Kwai (3°), Instagram (4°) e WhatsApp (5°). As informações constam na pesquisa State of Mobile 2022, que mostra um levantamento completo do comportamento de usuários de smartphones no mundo todo.

O app que se notabilizou pelos desafios e dancinhas foi um destaque global por mais um ano. No Brasil, os usuários gastaram cerca de 20 horas por mês na rede social (em média), no último ano, um aumento de 44% em relação a 2020 (14 horas mensais). Se comparado com 2018, o aumento de horas gastas no TikTok no ano passado aumenta em incríveis 417%.

TikTok

No mundo, o TikTok também aparece como grande destaque no ano recém-encerrado. A plataforma lidera no quesito downloads absolutos e em tempo gasto pelas pessoas. “É notável que o TikTok tenha visto a maior profundidade de engajamento ao longo de quatro anos e teve um ano de destaque em 2021, após um 2020 já recorde”, destacou a pesquisa sobre a rede social a nível global.

Tempo gasto e usuários no Brasil

Apesar de liderar o número total de downloads, o TikTok só aparece na 6ª colocação entre os apps que os brasileiros passaram mais tempo usando em 2021. O software que os brasileiros gastaram mais tempo foi o GloboPlay, seguido de Disney+ (2°), Google One (3°), Tinder (4°) e YouTube (5°).

No caso do maior número de usuários ativos mensais, o líder absoluto foi o popular WhatsApp. Na sequência, aparecem Facebook (2°), Instagram (3°), Facebook Messenger (4°) e TikTok (5°).

TikTok

Ranking de games

Em relação aos games mobile, Free Fire foi o grande sucesso no Brasil em 2021. Ele foi o mais baixado nos celulares, ficando na frente de Roblox (2°), Coin Master (3°), Craftsman: Building Craft (4°) e 8 Ball Pool (5°).

Na lista de tempo consumido, o Battle Royale publicado pela Garena também aparece no topo. Já em relação ao número de usuários mensais ativos o campeão foi Roblox, que em agosto do ano passado chegou a alcançar 48 milhões de jogadores.

Free Fire

Apps de relacionamento

Com a pandemia de coronavírus (Sars-Cov-2) se aproximando dos dois anos, os apps de relacionamento também se mostraram em alta no Brasil. O relatório da consultoria mostra que os brasileiros gastaram, no ano passado, US$ 47,2 milhões (cerca de R$ 261 milhões na cotação atual) nos aplicativos para tentar encontrar um “crush”, um aumento de 11% na comparação com 2020.

O Tinder continuou como destaque neste tipo de software, sendo seguido pelo Badoo (2°), CuteU (3°), Lamour (4°) e SweetMeet (5°). A nível global, o pódio é o mesmo do que no Brasil, só sendo trocado na quarta e quinta posição pelos apps Azar e Bumble, respectivamente.

Tinder