menu
Logo TecMundo
Redes Sociais

Facebook Papers: conteúdos políticos lideram fake news no Brasil

Pesquisa incluída em documentos vazados mostra os conteúdos apontados pelos usuários como maiores fontes de desinformação

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

schedule09/11/2021, às 12:36

Facebook Papers: conteúdos políticos lideram fake news no BrasilFonte:  Unsplash 

Imagem de Facebook Papers: conteúdos políticos lideram fake news no Brasil no tecmundo

Uma pesquisa feita pelo Facebook com usuários brasileiros mostra que os conteúdos políticos postados na rede social são considerados a principal fonte de desinformação no país. Os dados do levantamento estão em documentos internos da companhia obtidos pelo Estadão e revelados nesta terça-feira (9).

Conforme as informações incluídas nos Facebook Papers, 60% dos brasileiros ouvidos classificaram os “conteúdos de mensagem política” como os maiores vetores de fake news no Brasil. O estudo não deixa claro o que são essas mensagens políticas, mas dá a entender que se trata de postagens feitas por personagens políticos e seus apoiadores.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Os artigos publicados em sites também foram apontados pelos participantes da pesquisa, que abrange outras plataformas da companhia, como outra grande fonte de desinformação, sendo citados por 59% deles. Na sequência, aparecem categorias como piadas (42%), publicidade (32%), contas falsas (25%), fraudes (23%) e spam (20%).

A pesquisa foi baseada nas respostas de 5 mil usuários dos apps da companhia no Brasil.A pesquisa foi baseada nas respostas de 5 mil usuários dos apps da companhia no Brasil.

Em relação aos outros serviços, os resultados são um pouco diferentes. No WhatsApp, por exemplo, a maioria dos usuários apontou os artigos de sites como principal meio de distribuição de fake news, o mesmo acontecendo no Instagram. Já no Facebook Messenger, as mensagens relacionadas à política voltam a liderar.

Realidade diferente em outros países

Além do Brasil, o levantamento divulgado em um painel interno do Facebook, em julho de 2020, traz dados de mais seis países: Estados Unidos, Índia, Reino Unido, Japão, Indonésia e Colômbia. O objetivo da companhia liderada por Mark Zuckerberg era identificar as experiências negativas dos usuários nestes mercados.

Na comparação dos resultados, o maior peso das mensagens políticas é uma realidade do cenário brasileiro, de acordo com a publicação. Na Índia, por exemplo, um dos maiores mercados do Facebook, esse tipo de conteúdo foi apontado por 46% dos entrevistados, enquanto nos EUA o índice foi de 30%. Apenas a Colômbia registrou um número maior: 66%.

Em comunicado enviado ao jornal, a rede social disse que os resultados do estudo não se referem à quantidade de um tipo de conteúdo postado na plataforma nem à prevalência dele. A empresa ressaltou que o levantamento mostra somente a percepção dos usuários sobre as postagens visualizadas.