TikTok expande vídeos para currículos em novo site de vagas

1 min de leitura
Imagem de: TikTok expande vídeos para currículos em novo site de vagas
Imagem: Unsplash/Reprodução

O Tiktok vem testando novas funções e ferramentas para atender as demandas de seu público. A rede social divulgou nesta semana uma nova plataforma para auxiliar na contratação de usuários: o Tiktok Resumes.

O serviço consiste em um site, à parte do aplicativo, onde as empresas podem divulgar vagas e os pretendentes podem se inscrever enviando currículos em formato de vídeo. Os usuários ainda são incentivados a publicarem seus currículos no perfil da rede utilizando a hashtag "#tiktokresumes" para ajudar a divulgar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com uma matéria do Washignton Post, a plataforma identificou uma tendência de publicações com dicas para entrevistas, montar currículos entre outros assuntos relacionados a comportamento e carreira pela hashtag "#careeradvice", ou conselhos de carreira, em tradução livre.

Dessa forma, o TikTok decidiu investir em uma forma mais segura e organizada de auxiliar nas contratações. A página da web já conta com vagas de empresas grandes e aparenta funcionar muito bem, apesar da hashtag disponibilizada ter sido tomada por spam.

"Encontre o seu emprego dos sonhos com o TikTok Resumes" diz o site do novo serviço do TikTok, em tradução livre. (Fonte: TikTok Resumes / Reprodução)Fonte:  TikTok Resumes 

Possíveis problemas

Eric Sydell, vice-presidente executivo de inovação da plataforma de seleção de talentos Modern Hire, disse em entrevista para a Fast Company que o currículo em vídeo pode trazer algumas limitações e possíveis problemáticas sobre diversidade. Ele aponta que o formato mais dinâmico e visual é ótimo para quem já está acostumado, mas pode ser uma péssima experiência para quem não tem a mesma prática.

Ele ainda enfatiza que as ferramentas e métodos de contratação precisam ser muito eficientes e oferecer equidade, uma vez que pessoas com personalidade, boa desenvoltura ou mais engraçadas em vídeo, tendem a ter maior sucesso em chamar atenção, mas não necessariamente terão melhor desempenho na vaga.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.